sexta-feira, maio 18, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Marta Soares, náufrago de Alvalade

Marta Soares parece lembrar um homem a bordo do Titanic, que tenta a todo o custo fugir num dos escalares com mulheres, antes de se afundar com a banda a tocar. Quando Marta Soares embarcou com Bruno de Carvalho sabia muito bem ao que ia, só que estava convencido de que a vítima do seu presidente seriam os adversários, enganou-se.

Marta Soares teve várias oportunidades de sair, mas convencido de que Bruno sobreviveria foi ficando no delicioso estatuto de presidente da Mesa da Assembleia Geral, agora percebeu que a queda é inevitável  e foge esbaforido, foge quando o barco já mete água pela borda.

Porque não saiu depois da famosa assembleia geral ou a seguir à derrota com o Atlético de Madrid, oportunidades de sair com dignidade e a tempo de encontrarem uma solução não lhe faltaram.

«A Mesa da Assembleia-geral do Sporting demitiu-se em bloco esta quinta-feira, confirmou à Lusa o presidente Jaime Marta Soares. Minutos depois surgiu a notícia da demissão de vários membros do Conselho Fiscal, incluindo o presidente, com um apelo à restante direção de Bruno de Carvalho para que renunciem aos cargos.

"Tendo em conta os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, que são e sempre foram a nossa maior preocupação, apelamos a que o presidente e os restantes membros do Conselho Diretivo apresentem a sua renúncia ao cargo de forma a permitir a marcação imediata de eleições", indicam os cinco subscritores do comunicado do Conselho Fiscal (CFD).

Depois de terem chegado à conclusão que o CFD "não tem competências estatutárias" para retirar o clube da "situação insustentável em que o mesmo se encontra", Nuno Silvério Marques e os restantes quatro membros - o vice-presidente Vicente Caldeira Pires e os membros Vítor Bizarro do Vale, Miguel Almeida Fernandes e Nuno Miguel Santos - decidiram apresentar a demissão.» [DN]

 Saudades do Nuno Saraiva

Há muito que o Nuno Saraiva não aparece nas redes sociais, nem para falar de e-mail, vauchers e toupeiras...

 Bruno de Carvalho

Não conheço um benfiquista que não desejasse ver Bruno de Carvalho à frente do SCP. Pela primeira vez os sportinguistas estiveram ao lado dos benfiquistas e não só lhes fizeram a vontade como votaram em massa no seu presidente.

      
 Nem o Daniel Sampaio se escapa!
   
«O presidente do Sporting anunciou, numa nota pessoal enviada à Lusa, que vai mover um processo contra o Presidente da Assembleia da República, comentadores e jornalistas por o terem “difamado e caluniado”, após os atos de violência em Alcochete.

“Não posso aceitar que a segunda figura do Estado tenha sido mais taxativo e belicista, fazendo-me uma crítica violentíssima, não tendo a mínima noção do cargo que ocupa e da sua condição de sócio do Sporting Clube de Portugal. Será por isso um dos primeiros visados nas ações cíveis que vou mover, até pela posição relevante que ocupa na sociedade”, refere Bruno de Carvalho.

Na quarta-feira, o presidente da Assembleia da República condenou a “situação gravíssima” de violência no treino de futebol do Sporting e apelou a “medidas sérias” da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do Governo.» [Observador]
   
Parecer:

Boa!
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Daniel Sampaio como é que sendo um psiquiatra de prestígio não percebeu que ajudou a eleger um "maluco".»
  
 Daqui não saio, daqui ninguém me tira
   
«Autêntica revolução em Alvalade: quando se pensava que as grandes decisões poderiam ficar adiadas para segunda-feira (em alguns casos, era isso o combinado nos bastidores), começaram a surgir demissões em catadupa na estrutura dos órgãos sociais do Sporting. Umas estão consumadas, outras irão efetivar-se ainda esta quinta-feira. No entanto, uma coisa é certa – nesta altura, parece afastado o cenário de perda de quórum do Conselho Diretivo. Ou seja, Bruno de Carvalho só sai por iniciativa própria.

Vamos então recuar aos últimos dias e aos bastidores daquilo que tem sido a “guerra política” em Alvalade depois do que se passou na Academia, na passada terça-feira: logo nesse dia, Jaime Marta Soares deslocou-se à Academia em Alcochete e, após algumas conversas com jogadores e Jorge Jesus, entendeu que não haveria mais condições para que o líder da Direção ficasse no lugar. Por isso, anunciou que iria haver uma reunião na segunda-feira entre todos os órgãos sociais, após a final da Taça de Portugal. Objetivo? Fazer com que Conselho Diretivo, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal se demitissem em bloco.» [Observador]
   
Parecer:

É o Verão Quente do Sporting o PREC de Alvalade.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Vão chibar
   
«Nove dos 23 arguidos que estiveram envolvidos na invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, vão prestar declarações ao juiz de instrução, no Tribunal do Barreiro.

Numa nota distribuída à comunicação social, o juízo de instrução criminal do Barreiro adianta que um dos detidos já foi ouvido durante a manhã, antes da suspensão dos trabalhos.

Pedro Madureira, advogado de vários arguidos, admitiu que "a acusação está a ser feita de forma genérica em relação a todos os arguidos" e disse não acreditar que "existam indícios suficientes para todos os crimes de que estão indiciados, nomeadamente o de terrorismo".» [DN]
   
Parecer:

Digamos que é muito chato, o Bruno que se cuide.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 Quem ordenou a violência em Alcochete
   
«Haverá também o envolvimento dos chamados "Casuals", conforme o DN já noticiou e, em alguns casos, alguns deste grupo que simultaneamente pertencem a claques. No entanto, está a ser apurado até que ponto as agressões aos jogadores tinham sido premeditadas e ainda se todos os que alinharam com o grupo sabiam disso.

Os indícios apontam, de acordo com as mesmas fontes, para que alguns soubessem e estivessem a cumprir ordens. De quem, estará em vias de ser revelado. Na verdade, não era a primeira vez que grupos de adeptos se deslocaram a Alcochete para "pedir contas" à equipa, mas nunca com este desfecho. Alguns olhos estão colocados nos peritos da PSP, os spotters, que fazem o controlo das claques e que não terão antecipado os incidentes, apesar do clima de tensão, conhecido publicamente, vivido no clube.» [DN]
   
Parecer:

Não há ninguém que ainda não tenha percebido.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Reserve-se lugar na primeira fila.»