sexta-feira, abril 13, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Rui Rio

Rui Rio decidiu criar um governo sombra, mas pelo pouco que se vai sabendo aquilo é mais uma sombra de governo do que algo que mereça alguma atenção, dir-se-ia mesmo que mais parece um conselho de idosos do PSD, só lá não vaio estar Cavaco Silva porque era demais.

Rui Rio tenta manter a composição em segredo e vai arrastando a escolha dos distintos candidatos a ministros, mas pelos nomes que vai deixando escapar é de recear que a iniciativa morre à nascença,para não sugerir que morre pela velhice dos seus membros.

Desde que chegou a líder que Rui Rio não pára de fazer asneiras.

«O líder do PSD disse querer manter os nomes em segredo durante o processo, mas vários foram os nomes que foram sendo revelados à comunicação social, segundo o próprio por outras fontes que não Rio. O líder do PSD deu apenas como certo o nome de Arlindo Cunha, ex-ministro de Cavaco Silva, que vai coordenar a área da Agricultura, e o de David Justino, ex-assessor de Cavaco na Presidência da República e atual vice-presidente do PSD, que vai coordenar os coordenadores, na qualidade de presidente do Conselho Estratégico Nacional.

Não se conhecem, para já, nomes de mulheres, havendo muitas críticas internas sobre a média avançada de idades dos “ministros” escolhidos — e do passado que trazem às costas, muitos deles ligados aos governos de Cavaco Silva.

A verdade é que os próprios envolvidos foram confirmando os convites à comunicação social. É o caso de Ângelo Correia, ex-ministro da Administração Interna no início da década de 80, que confirmou ao jornal Eco que iria ser o “ministro” de Rio para a área da Defesa. Desde a zanga com Passos Coelho — de quem chegou a ser uma espécie de conselheiro — que Ângelo Correia não participava na vida interna do PSD. E, mesmo aí, era uma ligação mais a nível pessoal do que política. Para encontrar um cargo partidário é preciso recuar à presidência de Luís Filipe Menezes: Ângelo Correia foi presidente da Mesa do Congresso entre 2006 e 2007.» [Observador]

      
 Ratos com pedrada
   
«Qual é a explicação para o desaparecimento de meia tonelada de marijuana de um armazém da polícia argentina? Os ratos comeram a droga. Foi esta a justificação insólita dos oito agentes da autoridade que foram despedidos depois de se perceber que faltavam 540 quilogramas de marijuana do armazém da cidade de Pilar, a 60 quilómetros de Buenos Aires.

Há dois anos, tinham dado entrada no armazém seis toneladas de marijuana, mas após uma auditoria, a polícia argentina percebeu que uma significativa quantidade de droga tinha desaparecido. Faltava meia tonelada.

De acordo com o The Guardian, o principal suspeito é o antigo comissário da polícia na cidade de Pilar, Javier Specia. Ele não terá assinado o inventário relacionado com a apreensão de droga quando deixou o cargo em abril do ano passado. O seu sucessor, o comissário Emilio Portero, foi quem deu pela falta dos 540 quilogramas de marijuana do armazém. Notificou a divisão dos assuntos internos da polícia.» [DN]
  
 A Alemanha não alinha
   
«A chanceler alemã declarou esta quinta-feira que a Alemanha "não participará" numa eventual intervenção militar contra a Síria em represália pelo uso de armas químicas por parte do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Numa conferência de imprensa em Berlim, ao lado do primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, Angela Merkel ressalvou, porém, que para Berlim "o uso de armas químicas é inaceitável".» [DN]
   
Parecer:

Só o Macron alinha com o Boris e o Trump.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Um piropo para Carlos Alexandre
   
«Na fase de cumprimentos, antes da sua intervenção, a governante, com algum sentido de humor, afirmou que era um trabalho "duro e difícil" mas que Carlos Alexandre era "um homem resistente, apesar de estar mais magro". "Se calhar até significa que está mais animado. Gordura não é sinal de felicidade", afiançou.» [DN]
   
Parecer:

Uma governante com sentido de humor.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Pode ser que o Bruno de Carvalho mude
   
«Já se sabia que a chegada de um filho causava uma série de transformações químicas nos cérebros das progenitoras – razão que leva a que tanto se fale no chamado instinto maternal –, mas um novo estudo veio revelar que isto também acontece com os machos. O artigo científico foi publicado esta quarta-feira na revista Nature e mostra que existe uma transformação nos machos que surge com a paternidade – não em humanos, mas em ratinhos de laboratório.

Nos ratinhos, os cientistas descobriram uma espécie de circuito de paternidade, formado por células de diferentes partes do cérebro que activam mudanças hormonais e comportamentais nos machos, fazendo com que estejam mais predispostos a tomar conta das suas crias – sem que haja uma recompensa directa ou imediata resultante dessa atitude de protecção, refere o estudo.» [Público]
   
Parecer:

Quem torto nasce...
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Esperemos que não mude para benfiquista.»

 Bruno vai poupar nos assobios
   
«Com os ânimos em Alvalade já bem mais calmos depois da(s) tempestade(s), havia a dúvida sobre a presença ou ausência de Bruno de Carvalho no banco da equipa, esta noite, frente ao Atlético de Madrid.

É que o presidente do Sporting fez questão de ir para o banco no passado fim de semana, frente ao Paços de Ferreira, e ainda ouviu vários assobios dirigidos a si a partir das bancadas (e depois pediu, em conferência de imprensa inusitada, que não o insultassem).

Mas, esta noite, Bruno de Carvalho não estará nem no banco, nem na bancada de Alvalade. O presidente está, esta quinta-feira, no hospital, a acompanhar a mulher depois do nascimento da filha de ambos, e irá ver o jogo da equipa pela televisão, confirmou uma fonte oficial do Sporting à Tribuna Expresso.» [Expresso]
   
Parecer:

Parece que anda melhor aconselhado.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»