sábado, março 10, 2018

AS NOTAS DO PROFESSOR MARCELO

A um ano de concluir a licenciatura e a três de se apresentar nas provas do mestrado é tempo de proceder uma avaliação intercalar do professor Marcelo, cadeira a cadeira.

CADEIRA DA ESTABILIDADE POLÍTICA: 18
Se Sampaio da Nóvoa tivesse ganho as eleições dificilmente poderia trazer a estabilidade que Marcelo conseguiu, ao vir da direita o Presidente da República evitou um ambiente permanente de confronto com um Presidente que seria da ala esquerda. Além disso Marcelo soube distanciar-se da direita, não lhe fazendo os favoes que pediu, o que muito resultou da distância em relação a Passos Coelho.

CADEIRA DE RELAÇÃO COM OS PARTIDOS: 9
Marcelo não tem sabido relacionar-se com os partidos, se à eseurda quase os ignora, à direita não só passa a vida a ouvir os queixumes da Assunção cristas, como pisou a risca nas relações com o PSD. Marcelo pode vir a ser acusado de empenho na saída de Passos Coelho, da mesma forma que foi criticado pela paragem para cumprimentar Teresa leal Coelho, pelo almoço com Santana Lopes e mesmo pela aparente utilização de Rio na sua estratégia dos consensos nacionais.

CADEIRA DE RESPEITO PELA CONSTITUIÇÃO: 8
Com um governo a espreitar a Constituição e um Presidente professor da matérica esta parecia ser a cadeira mais fácil mas, curiosamente, é a aquela em mais item tropeçado na gramática. Tem uma relação medrosa com os poderes corporativos do setor, como se viu pelo silêncio em que se manteve no caso vergonhoso da tentativa de forçar a demissão de Mário Centeno. Enterrou-se quando num dia sugeriu que Costa mandasse o diploma do financiamento dos partidos e dois dias depois vetou o memso diploma dizendo que era constitucional.

CADEIRA DA SEPARAÇÃO DE PODERES: 9
Se em relação ao parlamento e à justiça Marcelo tem respeitado a separação de poderes, no caso da segunda até em demasia, já no que toca ao governo o Presidente tem pisado a risca sempre que sente um dos seus ímpetos populistas. Deu prazos, pempurrou uma ministra para a demissão, definiu novas prioridades governamentais a um ritmo semanal. Marcelo parece que gostaria de acumular as funções que tem como as de primeiro-ministro.

CADEIRA DE RELACIONAMENTO COM OS PORTUGUESES: 18
Já ninguém se lembra de que por cá andou um senhor chamado Aníbal mais a sua esposa, aquando do último congresso o pobre homem escreveu algumas baboseiras mas ninguém reparou nele. O país deixou de andar em suspense, ficando á beira de uma crise de ansiedade sempre que o senhor se lembrava de anunciar as suas comunicações ao país. Talvez se tenha perdido algum sentido de humor, algo que até já se deve notar no ar menos sorridente das vacas da Graciosa, mas ganhou-se em boa disposição.

Com uma média final de 12,4 Marcelo está muito acuem da classificação de Bom, com menos de 14 arrisca-se a não ter vaga no ISCSP se ainda estiver em condições de lecionar quando deixar Belém, o que seria uma pena, sempre poderia levar ao ISCSP a qualidade académica que Seguro e Passos Coelho não têm. Marcelo Rebelo de Sousa esonde as suas falhas na simpatia, com a sua estratégia dos afetos parece um aluno que para continuar a ser calão dá graxa aios professores. Marcelo tem capacidade para mais e ainda está a tempo de melhorar as notas.