segunda-feira, fevereiro 05, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Joana Marques Vidal

parece que o pessoal veio do congresso do soviete da justiça, que decorreu em terras que são um modelo de democracia e de honestidade política, cheio de "pica". Como ainda não conseguiram acabar com as relações entre Portugal e Angola, o que poderia ajudar a gripar a Geringonça, o pessoal decidiu emitir um mandato inútil, que apenas serve para provocar os angolanos já que só se o Vicente estivesse doido viria a este país.

«A Justiça portuguesa queria notificar Manuel Vicente da acusação que sobre ele pende durante este fim de semana, tendo emitido um mandado de detenção para o efeito. O Expresso contactou o ex-vice presidente da Angola que remeteu qualquer comentário para o comunicado dos seus advogados. A notificação será contudo impossível de fazer já que Manuel Vicente se encontra em São Tomé e Príncipe.

A sua defesa na Operação Fizz assegurou hoje que "não tem qualquer verdade" a informação da PSP sobre uma possível viagem do ex-vice-presidente angolano a Portugal e estranhou que o Ministério Público tenha agido com base na mesma.

Em comunicado, após o tribunal que julga aquele caso ter emitido um mandado de detenção para notificar Manuel Vicente da acusação, a pedido do Ministério Público (MP), o advogados Rui Patrício e João Lima Cluny dizem estranhar que a iniciativa do MP se tenha baseado "em invocadas informações da PSP, as quais não têm qualquer verdade quanto à alegada viagem" do antigo presidente da Sonangol a Portugal neste fim de semana.» [Expresso]

 Marcelo e as Tágides




 Marcelo e a Legionela

Marcelo foi ao hospital da cUF justificando a sua visita por ter feito o mesmo em relação ao Amador Sintra. Mas na CUF esqueceu-se de exigir explicações. NA CUF Marcelo aproveitou para fazer a defesa da saúde privada e dos três milhões que recorrem a este setor, como se estes fossem grandes defensores da saúde privada ou não recorressem ao SNS.

      
 Quem não chora não mama
   
«Os quatro chefes das Forças Armadas portuguesas fizeram um protesto formal - e inédito - ao ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, por considerarem insuficiente o aumento de 200 efectivos previsto para este ano, noticia este sábado o semanário Expresso, que entretanto acrescentou a informação de que o CDS decidiu chamar ao Parlamento, com carácter de urgência, o ministro Azeredo Lopes e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro.

O jornal explica que este "insólito protesto" foi feito no final de Janeiro, após uma reunião do Conselho de Ministros, através de um memorando assinado pelos generais Pina Monteiro (chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas), Manuel Teixeira Rolo (chefe do Estado-Maior da Força Aérea), Frederico Rovisco Duarte (chefe de Estado-Maior do Exército) e pelo vice-almirante António Mendes Calado (vice-chefe do Estado-Maior da Armada).

Aludindo à decisão tomada pelo Governo, de recrutar 200 elementos para estas estruturas no âmbito do reforço da prevenção e do combate aos fogos, estes responsáveis consideram no memorando que este número "configura, de algum modo, uma iniquidade relativamente ao crescimento já anunciado para as forças de segurança e outros organismos, em contraste com as carências já conhecidas nas Forças Armadas que, tudo indica, se irão acentuar com saídas de pessoal para ingresso nas forças de segurança".» [Público  ]
   
Parecer:

Depois de Tancos os nossos militares nunca mais foram o mesmo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Terá sido emitido no congresso do soviete da justiça?
   
«O tribunal que julga o processo Operação Fizz emitiu na sexta-feira um mandado de detenção para notificar em Portugal o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente da acusação, segundo despacho a que a agência Lusa teve acesso.

A decisão a ordenar a detenção em Portugal de Manuel Vicente para notificá-lo da acusação na Operação Fizz é válida apenas para este fim-de-semana e surge após o Ministério Público ter tomado conhecimento, através da PSP, da possibilidade do antigo dirigente angolano se deslocar a Portugal nestes dias, segundo documentos que constam dos autos.» [Público]
   
Parecer:

As coisas que acontecem na semana do congresso sindical dos magistrados, mais um pouco e reabriam o Tarrafal.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 E que tal um aumento no vencimento?
   
«Falta de magistrados. Falta “gritante” de funcionários judiciais. Falta de assessorias especializadas na criminalidade complexa. Falta de meios humanos na Polícia Judiciária. O quadro, ‘negro’, consta das conclusões do XI Congresso do Ministério Público (MP), que terminou este sábado no Funchal, e, segundo o Sindicato dos Magistrados do MP, coloca em causa a “autonomia e independência” do MP.

A reflexão promovida pelos magistrados teve como pano de fundo a revisão do Estatuto do MP – “não pode ser encarado como uma questão exclusivamente corporativa ou laboral, uma vez que a actividade independente do Ministério Público é essencial ao Estado de direito democrático” –, mas não escapou à actualidade mediática dos últimos dias.» [Público]
   
Parecer:

Com processos como o golpe contra Mário Centeno é natural que os recursos fiquem escassos as mulheres sejam assinadas depois de deixadas ao abandono pelo MP e que a IURD leve crianças nas barbas da magistrada.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»