sexta-feira, fevereiro 16, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Fernando Negrão, deputado que diz não ser imbecil

Parece que para Fernando Negrão basta não ser imbecil para se ser candidato à liderança do PSD, o que diz muito sobre o estado a que chegou o PSD. Mas, na verdade, só alguém que corre um sério risco de ser considerado imbecil é que usa este belo argumento para lançar a sua candidatura a uma liderança parlamentar.

«"Sou deputado há nove anos, se eu não estivesse preparado para ser líder parlamentar com nove anos de deputado, tenho a certeza que me passariam um atestado de imbecilidade", afirmou há uma semana Fernando Negrão. Hoje, o deputado honra as suas palavras e anuncia que se candidata a presidente da bancada social-democrata.

"Face à situação agora criada, o Grupo Parlamentar terá de avançar para a eleição de uma nova Direção, que como já é conhecido, ocorrerá no próximo dia 22 do corrente mês e ano, por forma a regressar àquilo que os nossos Companheiros por todo o País esperam de nós e que é, coesos e determinados, construirmos uma alternativa de futuro para o País. Devemos isso a todos, e são muitos, os que olham para o PSD e nele procuram uma alternativa ", escreve no email enviado aos seus colegas do grupo parlamentar.

Começa por "saudar o companheiro Hugo Soares e toda toda a Direcção que agora cessa funções, o que aconteceu por vontade dos próprios, neles reconhecendo um trabalho muito válido e competente de oposição a uma falsa, contraditória e nociva maioria que, em detrimento dos interesses de Portugal e dos Portugueses, tem como prioridade quase exclusiva a manutenção do seu poder".» [DN]

 Conselho de Ministros extraordinário

Não é a primeira vez que um governo se reúne num Conselho de Ministros extraordinário dedicado à inovação. Há uns anos atrás Durão Barroso fez o mesmo em Óbidos e ninguém se lembra de alguma medida que tenha tido efeitos. Esperemos que desta vez o país ganhe alguma coisa. 

      
 Temos académico
   
«No curto prazo, o futuro de Pedro Passos Coelho, que no domingo passa o leme do PSD a Rui Rio, já estará decidido, avança o “Diário de Notícias” esta quinta-feira.

À semelhança de outros líderes partidários no passado – o caso de António José Seguro, depois de ter perdido as primárias para António Costa, por exemplo –, Passos irá dedicar-se à vida académica, tal como o Expresso já tinha antecipado em outubro.

O ex-primeiro-ministro tenciona dar aulas em várias universidades do país; Passos estará decidido a sair debaixo das luzes dos holofotes: ainda esta semana, lembremos, afirmou que “agora os protagonistas são outros”. Ou seja, o líder social-democrata irá dar espaço para Rui Rio afirmar-se no país e no partido.» [Expresso]
   
Parecer:

Como se sabe Passos é um guru da gestão empresarial desde que aprendeu gestão na Lusíada como mestres como a Maria Luís Albuquerque.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Marcelo agradece mais uma vez a Passos
   
«O Presidente da República agradeceu hoje a Passos Coelho ter governado o país "num período muito crítico e difícil", desejando que a liderança de Rui Rio no PSD "corra bem" porque "isso é positivo para toda a democracia".

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no final de uma visita à Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, em Lisboa, tendo sido questionado sobre o congresso do PSD que começa na sexta-feira, ao qual não irá, mas estará atento, antecipando ser "muito provável que não haja oportunidade de ir a nenhum outro congresso do PSD".» [DN]
   
Parecer:

Digamos que agradece com dois anos de atraso.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»

  O Albuquerque ficou irritado
   
«O presidente do Governo da Madeira classificou hoje de "lamentável" as declarações do primeiro-ministro sobre a "desagradável surpresa" do défice orçamental desta Região Autónoma.

"A Madeira tem as suas contas controladas como é do conhecimento de todos e a declaração do primeiro-ministro ontem [quarta-feira] é a todos os títulos lamentável", disse Miguel Albuquerque aos jornalistas à margem da visita que efetuou hoje às obras de requalificação do Museu Vicentes.

Miguel Albuquerque sustentou que "este primeiro-ministro não cumpre aquilo que prometeu aos madeirenses e depois vem confundir duas coisas que ele sabe muito bem, e fê-lo deliberadamente, que é o défice em termos de contabilidade pública e aquilo que não é o défice em termos de contabilidade administrativa".» [DN]
   
Parecer:

Pois, a Madeira sempre controlou bem as contas, o problema é que foram o Continente e os Açores a pagar o controlo feito durante anos.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Acabou.-se a "marmelada" no governo australiano
   
«O chefe do Executivo da Austrália anunciou esta quinta-feira que vai passar a ser proibido que ministros e os seus respetivos funcionários mantenham relações sexuais, numa reação ao escândalo estalado esta semana que envolve o seu vice, Barnaby Joyce, e um caso extraconjugal entre este e uma ex-funcionária sua.

Numa conferência de imprensa esta manhã, Malcolm Turnbull criticou Joyce pelo seu "chocante erro de julgamento", depois de confirmado que o vice-primeiro-ministro vai ficar suspenso de funções a partir de segunda-feira, quando entrará em licença sem vencimento, enquanto é alvo de um inquérito para apurar se violou os estatutos ministeriais.» [Expresso]
   
Parecer:

Parece que era um regabofe...
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»