quinta-feira, fevereiro 15, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Carlos Abreu Amorim, deputado

O PSD e o país acabam de ter uma perda irreparável, o velho político dado à luz no PND e que se destacou nos últimos anos na bancada parlamentar de apoio ao governo de Passos Coelho acaba de nos desiludir declrando que não aceita cargos no seu partido. É uma pena deixarmos de ver o Amorim a fazer sessões de apoio a alguma obra de Rui Rio com a militância com que apoio os projetos de Miguel Relvas ou perdermos as suas truculentos intervenções parlamentares.

Só ainda não se percebe se Amorim fez a declaração por se sentir assediado pela equipa de Rio ou se está a declarar "agarrem-me senão fujo".

«O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Carlos Abreu Amorim, está indisponível para fazer parte da direção do partido e diz que não assumirá com Rui Rio qualquer cargo no partido "a não ser que ele faça uma viragem estratégica".

Em declarações ao jornal "I", Carlos Abreu Amorim diz igualmente que não se revê na estratégia do presidente eleito do PSD, Rui Rio.

"Não estou disponível para fazer parte da direção. Há um certo cansaço da minha parte em relação a esta tarefa de orientação política dos deputados e não me revejo na estratégia de Rui Rio. Não assumirei com o dr. Rui Rio nenhum cargo no partido, a não ser que ele faça uma viragem estratégica", afirmou.

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD diz que quer sair mesmo que Hugo Soares se mantenha no cargo e diz não ter dúvidas de que a continuidade do atual líder parlamentar é a única solução possível para o partido, escreve o jornal "I".» [Expresso]

      
 Licenciatura em ciências ocultas
   
«A Ordem dos Médicos acusa o Governo de ameaçar a saúde dos portugueses validando cientificamente práticas tradicionais chinesas através de uma licenciatura e admite avançar para "formas inéditas" de mostrar o descontentamento dos médicos.

Em causa está uma portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Ciência e Ensino Superior de validação da criação de ciclos de estudo que conferem o grau de licenciado em medicina tradicional chinesa.

Para o bastonário Miguel Guimarães, a criação de um ciclo de estudos com formação de quatro anos "em práticas que não têm base científica constitui um perigo para a saúde e para as finanças dos portugueses".

O representante dos médicos considera mesmo que isto pode gerar atrasos em diagnósticos e tratamentos de situações potencialmente graves.» [Expresso]
   
Parecer:

A aprovação destas licenciaturas está estimulando um negócio de milhões por parte de cura oportunistas que estão levando muitos portugueses a rejeitar a medicina convencional e a par dela muitos progressos da ciência.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Apoie-se a posição dos médicos.»
  
 Faz o que eu digo, não faças o que eu faço
   
«Filipe Lobo d’Ávila, que liderou uma lista alternativa ao Conselho Nacional do CDS há dois anos, não irá subscrever uma moção no próximo congresso ao contrário do que aconteceu na última reunião magna dos centristas. O deputado justifica a decisão com o facto de a moção apresentada há dois anos estar “perfeitamente válida”.

Essa moção – intitulada “Juntos pelo futuro: Compromisso com as pessoas” – “era muito boa, tinha mais de 200 propostas e muito poucas foram aproveitadas pela direcção”, afirmou ao PÚBLICO o deputado. Não está em causa a participação do antigo secretário de Estado da Administração Interna no congresso. Filipe Lobo d’Ávila conta ir à reunião magna dos centristas, a 10 e 11 de Março, em Lamego, e dirigir-se aos congressistas. Quanto à apresentação de uma lista alternativa ao Conselho Nacional, o deputado ainda não quer revelar se avança com essa iniciativa.

No último congresso, a lista liderada por Lobo d’Ávila - da qual faziam parte nomes como os ex-deputados Raul Almeida (que tem sido o porta-voz do grupo) e Altino Bessa - conseguiu 23,8% dos votos (16 eleitos), o que surpreendeu os próprios. A posição assumida por este grupo foi encarada como um movimento da oposição a Assunção Cristas, que seria eleita líder do partido nesse dia, sucedendo a Paulo Portas.» [Público]
   
Parecer:

Assunção Cristas tem sido uma especialista em fazer propostas à pressa só para que sejam chumbada e depois argumentar que a maioria ignora as propostas a oposição.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Trate-se o cão com o pêlo do próprio cão.»

 Algarve não precisa de pertóleo
   
«João Eduardo Martins, integrante do MALP, disse à agência Lusa que a convocatória está feita para as 16:00, em frente à Câmara de Loulé, "uma autarquia do PS", localizada na "zona central do Algarve", que foi escolhida para ser palco de uma vigília contra a decisão do executivo socialista, apoiado pelo PCP e pelo PEV no Parlamento, de renovar por um ano a licença para um consórcio petrolífero realizar prospeção em Aljezur, na costa vicentina.

"Vamos levar a cabo este protesto na sequência da autorização, pelo Governo de António Costa, da prospeção e da exploração de petróleo ao largo de Aljezur. Consideramos que é uma completa falta de respeito pela população do Algarve por parte deste Governo, porque houve uma recomendação da Assembleia da República, aprovada por todos os partidos, no sentido de suspender esta prospeção ao largo de Aljezur, e o Governo desrespeitou essa recomendação da Assembleia da República", criticou João Eduardo Martins.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Digamos que o Algarve é autosuficiente em energia...
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Afinal Rangel só terá metido cunhas
   
«O juiz do Tribunal da Relação de Lisboa, Rui Rangel, está proibido de sair do país sem autorização. Se quiser fazê-lo terá que pedir um aval prévio do tribunal. Esta é uma das medidas de coacção decretada esta quarta-feira por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça, no âmbito da Operação Lex, que tem aquele magistrado como principal arguido. A informação é de uma nota da Procuradoria-Geral da República.

Rui Rangel e a sua mulher, Fátima Galante, também juíza da Relação, estão ainda suspensos de funções e proibidos de contactarem alguns arguidos e outros envolvidos no caso. 

Segundo o advogado de Rangel, João Nabais, a proibição de saída do país justifica-se pelo facto do juiz possuir dupla nacionalidade portuguesa e angolana. À saída do Supremo, Nabais realçou que o cliente não está indiciado nem por crimes de corrupção, nem por recebimento indevido de vantagem. Admitiu, contudo, que as imputações incluem tráfico de influência, branqueamento de capitais e fraude fiscal. » [Público]
   
Parecer:

Parece que a montanha vai parir o rato, há por aí quem tenha mais olhos do que barriga, prende-se primeiro e depois imagina-se uma acusação, pelo meio vão-se mandando alguns segredos para o CM. Veemos como se prova a influência em acórdãos elaborados por mais de um juiz desembargador.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»