quarta-feira, fevereiro 14, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Paulo Magalhães, assessor da PR

A colagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aos sucessos do futebol é mais do que óbvia e no caso do Europeu do Futebol de 11 foi um verdadeiro enjoo. Equiparar meras felicitações a medalhas olímpicas a cerimónias de despedidas e de condecoração dos futebolistas só merece um sorriso.

«A Presidência da República lamenta as acusações, defendendo que Marcelo Rebelo de Sousa “produz toneladas de felicitações”. “Basta fazermos uma pesquisa no site da Presidência e encontramos lá tudo e em relação a várias modalidades”, diz ao Expresso o assessor de Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo Magalhães.

O assessor refere que Marcelo Rebelo de Sousa já condecorou “vários atletas olímpicos, como Nelson Évora, Inês Henriques e João Gonçalves”, não se restringindo apenas ao futebol, e defendeu que os campeonatos europeus de futsal e futebol realizam-se de quatro em quatro anos, “sendo diferente do ciclismo, que tem campeonatos anuais”.

As queixas do ciclismo surgem um dia depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter recebido em Belém os campeões da Europa de futsal. O presidente da Associação de Ciclismo do Minho, José Luís Ribeiro, não se conforma com “o tratamento de discriminação de Marcelo Rebelo de Sousa”, afirmando que o Presidente da República “não trata com equidade todas as modalidades e os feitos desportivos dos portugueses”. Esta é a segunda vez que José Luís Ribeiro escreve a Marcelo Rebelo de Sousa, questionando se o Presidente da República “vai persistir no tratamento diferenciado das modalidades desportivas”.» [Expresso]

      
 Haja respeito
   
«A Comissão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA advertiu o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, por críticas aos árbitros dos jogos realizados frente ao Barcelona e à Juventus, da fase de grupos da Liga dos Campeões

Depois da abertura de um inquérito, o órgão disciplinar da UEFA considerou que Bruno de Carvalho infringiu o artigo 11 do Regulamento de Disciplina pelos comentários que publicou nas redes sociais sobre a actuação dos árbitros que dirigiram os referidos jogos.


"A UEFA aproveita a oportunidade para reiterar que o respeito é um princípio chave do futebol, incluindo o respeito pelo jogo, pela integridade, pela diversidade, pela saúde dos jogadores, pelas normas, pelos árbitros, pelos adversários e pelos adeptos", pode ler-se no site do organismo.» [Público]
   
Parecer:

O respeito não é a praia do Bruno.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Indemnização a graffiters
   
«Um juiz federal de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ditou uma sentença a favor de 21 graffiters, que haviam interposto uma acção contra o dono de um conjunto de edifícios conhecido como 5Pointz, espécie de meca da arte urbana desde os anos 1990.

Na sentença que foi conhecida esta segunda-feira, segundo o New York Times, o magistrado considera que as obras realizadas em 5Pointz eram uma expressão de arte a preservar. Os graffiters tinham obras da sua autoria no edifício. Agora, Jerry Wolkoff, o proprietário, vai ter de pagar 6,7 milhões de dólares (cerca de 5,44 milhões de euros) por ter destruído o edifício em 2014 para construir apartamentos de luxo.

A sentença considera que 45 das dezenas de obras realizadas nas paredes do edifício eram dignas de serem preservadas à luz da Lei de Direitos dos Artistas Visuais e condenou o proprietário à maior indemnização prevista. Um ano antes da demolição, em 2013, o dono do edifício havia pintado todas as paredes de branco, gerando a indignação entre os artistas de rua e não só. Durante o processo, que durou três semanas, vários especialistas de arte contemporânea certificaram a qualidade de muitas das obras.» [Públcio]

 O Marcelo é que está a "dar"
   
«O nome de Marcelo Rebelo de Sousa e a própria Presidência da República terão sido usados em, pelo menos, dois casos de burla que o Ministério Público (MP) já identificou e tem sob investigação. Um dos casos, como conta o Correio da Manhã na edição desta terça-feira, envolve um homem da zona do Estoril, que trabalha como relações públicas junto de várias figuras públicas portuguesas.

O esquema passava por contactar os donos de grandes empresas nacionais, usando o nome de um dos assessores do Presidente da República, para pedir apoios após os fogos de Pedrógão Grande, que aconteceram no verão do ano passado. Os pedidos, conforme descreve o CM, envolviam dinheiro para supostos apoios sociais para as vítimas dos fogos. Numa dessas ocasiões, um dos empresários contactados terá transferido mais de 30 mil euros para uma conta indicado pelo burlão.


O alerta para a burla só foi dado quando um dos empresários contactou Belém diretamente para esclarecer dúvidas sobre o que estava a ser pedido, se eram precisos mais bens ou dinheiro, e quais as zonas com maior necessidade. Foi então que o homem terá sido avisado de que tal iniciativa não estava a ser promovida pela Presidência e o alerta chegou às autoridades. Neste caso, as autoridades identificaram um homem que, enquanto relações públicas, acompanha várias figuras do jet set, o que o tornará bastante conhecido. O CM adianta que as autoridades já o notificaram para prestar depoimento.

O outro caso de burla revelado pelo CM e que também está em investigação pelo MP é o de um empresário ligado à pastelaria, da zona de Coimbra. Também aqui a estratégia passava por contactar várias empresas apresentando-se como assessor do Presidente da República e com o mesmo objetivo: angariar negócios para outras empresas das zonas afetadas pelos incêndios.» [Observador]
   
Parecer:

Marcelo é uma fonte de inspiração.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»