sexta-feira, novembro 03, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Cecília Meireles, deputada do CDS

O CDS está a transformar-se num partido oportunista, um partido cada vez mais populistas que gere a sua agenda política em função dos sentimentos gerados em cada conjuntura. Depois de quatro anos de governo em que o secretário de Estado do CDS Paulo Núncio apenas se preocupou em proteger os ricos, vem agora a deputada Cecília Meireles propor medidas simpáticas para o interior, como se fossem benefícios fiscais a resolver os problemas. O mais que o CDS irá conseguir é que muitos optem por declarar a "terra" como domicílio fiscal.

«O CDS quer criar um estatuto fiscal para o interior do país para facilitar a fixação de pessoas nessas regiões. A proposta, anunciada nesta quinta-feira de manhã no Parlamento, será apresentada no âmbito da proposta de Orçamento do Estado 2018.

Cecília Meireles, vice-presidente da bancada, não adiantou detalhes da proposta, que ainda está a ser estudada até porque a Constituição exige igualdade fiscal. “É complexo – há limites constitucionais – temos de ter em conta a igualdade”, afirmou a deputada, embora referindo que esse estatuto deverá incluir IRS e IRC.

Na conferência de imprensa, Cecília Meireles anunciou outras duas propostas do CDS: a eliminação da intenção do Governo acabar com o regime fiscal simplificado para os trabalhadores a recibo verde. “É uma medida inexplicável” e “um ataque frontal aos trabalhadores independentes”, apontou a deputada, lembrando que há uma elevada percentagem de agricultores que estão neste regime. O PSD também tem uma proposta que vai no mesmo sentido.» [Público]