sábado, novembro 11, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Pedro Portugal Gaspar, Inspetor-Geral da ASAE

A Urban não era uma mercearia de esquina, nem a tasca da ginginha, era uma grande discoteca, onde iam centenas de pessoas. Isso significa que se tivesse havido uma participação porque a discoteca não teria licença de utilização a ASAE tinha a obrigação de intervir de imediato. Fica-se com muitas dúvidas sobre os critérios de intervenção da ASAE.

«A discoteca Urban Beach, encerrada pelo Ministério da Administração Interna no último dia 3 de novembro, funciona sem licença de utilização e, só este ano de 2017, já foi multada 12 vezes pela PSP. A Câmara Municipal de Lisboa foi informada disso mas, garante, nada podia fazer para encerrar o espaço. Justificação: a fiscalização de todos os estabelecimentos sem licenciamento urbanístico cabe à ASAE.

Além das 38 participações criminais feitas este ano ao Ministério Público e que envolveram seguranças da Urban Beach, a PSP também registou 12 autos de contraordenação: metade porque tinha expirado a licença provisória que permitiu o funcionamento da discoteca, outra metade pela falta de aviso prévio relativamente à venda de bebidas alcoólicas, apurou o Observador.» [Observador.]

      
 Santana Lopes está cheio de dinheiro
   
«Os portugueses preferem Santana Lopes a Rui Rio como primeiro-ministro, embora ambos fiquem muito longe de atingir os valores de António Costa. Esta é a conclusão de uma sondagem da Eurosondagem — encomendada pela candidatura de Santana Lopes e à qual o Observador teve acesso — que demonstra que, numa disputa com Costa, Santana Lopes teria 27,5% das preferências e Rui Rio 25%. É por pouco. Uma diferença de 2,5 pontos percentuais (a favor de Santana) que resulta num empate técnico, já que a margem de erro da amostra é de 3,09%.

A pergunta feita aos 1003 inquiridos foi muito clara: “Quem prefere para primeiro ministro?” Entre António Costa e Santana Lopes, 52,5% disseram que preferiam o socialista, 27,5% que preferiam o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e 20% disseram que não saberiam em quem votar ou que se recusavam a responder.» [Observador]
   
Parecer:

Porque será que os candidatos à liderança do PSD não apresentam contas, não dizem quem lhes dá dinheiro ou onde o gastam?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana quais as suas fontes de financiamento.»
  
 Está o caldo entornado
   
«A denúncia apresentada por Paulo Pereira Cristóvão, antigo vice-presidente do Sporting entre 2011 e 2012 no mandato de Godinho Lopes, sobre alguns negócios de Bruno de Carvalho enquanto líder dos leões, que estará agora a ser investigada pelo Ministério Público, conheceu esta sexta-feira mais um capítulo, que eclodiu na reação mais violenta do presidente verde e branco contra o ex-inspetor da Polícia Judiciária.

Na edição de hoje, o Correio da Manhã (conteúdo fechado) reproduz uma procuração datada de 16 de junho de 2014, assinada por Bruno de Carvalho, onde o Sporting confere poderes ao empresário João Carlos Pinheiro para negociar o avançado Tanaka, que na altura militava nos japoneses do Kashiwa Reysol. De acordo com o jornal, o documento, que foi entregue por Pereira Cristóvão na Procuradoria-Geral da República quando fez a denúncia, desmente a versão apresentada pelo líder leonino, que tinha defendido que “nunca o agente João Pinheiro ou a sua empresa tiveram qualquer envolvimento na transferência do jogador para o Sporting”.» [Observador]
   
Parecer:

O mundo da bola está a passar uma imagem de guerra civil.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas consequências.»

 Mais olhos do que barriga
   
«Bratislava e Milão são as cidades favoritas a acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês), segundo anuncia o Financial Times. Se assim acontecer, significa que a cidade ‘invicta’ está fora da corrida.

O jornal britânico cita “diplomatas seniores” da União Europeia (UE) e avança com a informação de que o Porto não faz parte da lista de cidades favoritas a acolher a EMA depois do Brexit. De acordo com a mesma publicação, Amesterdão e Copenhaga estão também bem posicionadas.

A decisão sobre a futura localização da EMA vai ser tomada a 20 de novembro, no mesmo dia em que vão votar também para decidir onde se vai basear a Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês), que está hoje sediada em Londres. No que diz respeito à EBA, as favoritas são Frankfurt, Dublin e Paris.» [Observador]
   
Parecer:

Da próxima vez que estiver em causa outra agência europeia não esqueçam de propor que fique em Manteigas... Uma coisa é o regionalismo parolo português, outra é forçarem outros a viver nesta ou naquela cidade para alegria de autarcas regionalistas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao autarca populista do Porto.»
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»