terça-feira, outubro 03, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Passos Coelho

Durante dois anos Passos Coelho dizia que o diabo viria em sua defesa, falhada essa estratégia Passos duiz agora que com ele o país estaria melhor. O líder do PSD acabou de perder as eleições e mesmo depois de nada ter ganho com os incêndios ou com o assalto a Tancos insiste na estratégia ridícula de que faria muito melhor.

«Passos Coelho continua a alimentar o tabu sobre a recandidatura a líder do PSD e ainda foi mais defensivo do que na noite eleitoral, quando disse que ia “refletir” sobre se voltava a ir a votos no partido. À saída de uma audiência com o Presidente da República, em Belém, o líder do PSD diz ser uma “questão prematura” fazer uma avaliação das autárquicas, já que terça-feira o PSD “vai proceder a uma análise com mais detalhe nos órgãos nacionais”. Questionado sobre como está essa reflexão, Passos foi telegráfico a responder aos jornalistas: “Vai bem, obrigado“.

O líder do PSD falou com Marcelo Rebelo de Sousa do Orçamento do Estado para 2018, confessando que lhe disse que espera que o país “atinja a meta orçamental a que propôs para este ano” e que acredita que será provável. Ainda assim, Passos Coelho transmitiu ao Presidente a ideia de que o país precisa de “crescer significativamente mais do que tem crescido” e lembrando que o Governo “tem-se centrado mais no presente do que no futuro.”» [Observador]

 De repente todos sabem espanhol

Em tempos quem falasse castelhano na Catalunha quase tinha de pedir desculpa por não saber catalão. De um dia para o outros todos os catalães falam espanhol e não se importam que os jornalistas se lhes dirijam em espanhol.

 Ainda que mal pergunte

Onde andará aquele senhor que se opunha à Geringonça e organizou um jantar na Mealhada para dizer que representava metade dos eleitores do PS?

 Parabéns aos eleitores de Oeiras



Fizeram uma escolha que dignifica Portugal e a democracia, com a prova de que o nossos sistema prisional é capaz de transformar um criminoso num autarca exemplar Portugal passa a ser considerado como tendo um dos melhores sistemas prisionais do mundo. O diretor-geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, deveria ser proposto para Nobel da Paz.

 Se soubesse que ganhava ter-se-ia candidatado?



 A nova viatura oficial de Passos Coelho



Bem mais apropriado para a travessia do deserto que se avizinha do que o VW oficial do PSD.

 Começou a fuga das galinhas


«O “não me demito qualquer que seja o resultado das autárquicas” tem de ser o “irrevogável” de Pedro Passos Coelho – ele precisa de voltar atrás. Por muito teimoso e persistente que seja, não se afastar da liderança do PSD seria uma traição ao seu partido e uma violência sobre si próprio. Passos estaria condenado a vaguear, como um zombie, até às próximas legislativas, para inevitavelmente as perder e ser corrido sem honra, nem glória. Já várias vezes escrevi que o país muito lhe deve, e que a História lhe fará justiça. Mas agora é hora de pendurar o retrato na Rua de São Caetano à Lapa e dizer adeus.» [João Miguel Tavares, no Público]

 Estranha forma de perder

Ninguém parece ter reparado, mas no discurso da derrota Jerónimo de Sousa disse mais ou menos que onde a CDU perdeu autarquias e os eleitores iriam perceber isso. Jerónimo de Sousa disse dos eleitores de Beja ou de Peniche o que muitos pensaram dos eleitores de Oeiras, mas por decoro não o fizeram em voz alta. Jerónimo de Sousa quase excomungou esses eleitores, que num momento de falta de lucidez cometeram o erro de não votar na CDU.

Não há memória de um dirigente político se ter dirigido nestes termos aos que deixaram de votar nas candidaturas do seu partido. Todos sabemos que era assim que no partido comunista se pensa destes eleitores, mas nunca um dirigente do PCp o tinha assumido de forma tão clara.

Um dos momentos mais lamentáveis da noite eleitoral que passou despercebido.

      
 Comentário oportuno
   
«Vital Moreira analisou, no blog Causa Nossa, os resultados destas eleições autárquicas. O jurista começa por destacar que o “excesso” da vitória do PS “só pode deixar os parceiros da extrema-esquerda parlamentar à beira de um ataque de nervos, por verificarem que só os socialistas ganham eleitoralmente com o êxito da solução governativa conjunta”.


No caso do PCP, prossegue a análise, “o amargo de boca é especialmente pronunciado”, uma vez que “é também pesadamente sacrificado pela enorme vitória eleitoral do partido governante, sendo um dos dois grandes derrotados da noite”.

No que toca ao Bloco de Esquerda, Vital destaca que o partido dificilmente “pode cantar vitória” por ter “falhado vários dos seus objetivos eleitorais e continuando com uma expressão marginal no poder autárquico”.

De qualquer forma, para Vital, pior do que os resultados autárquicos em si, é a ideia de ambos os partidos estarem a trabalhar para o sucesso do PS. “O que nenhum dos parceiros pode tolerar é a ideia de que estão afinal a trabalhar para levar o PS ao alcance de uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas”.  Um cenário que os "tornaria politicamente dispensáveis", defende.

Por outro lado, e “ao contrário do que entendem alguns analistas políticos”, Vital Moreira não considera provável que Bloco e PCP “caiam na tentação de sair intempestivamente do barco governativo, abrindo uma crise política”.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Até parece que o blogger de Coimbra, uma personalidade muito amada na esquerda, está a provocar o PCP e o BE.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 O Barcelona vai jogar na Liga NOS?
   
«Bartomeu, presidente do Barcelona, deu uma conferência de imprensa e tocou em vários assuntos do momento, desde a saída dos culés da La Liga ao jogo frente ao Las Palmas.

Perante o aviso de Javier Tebas, líder máximo da Liga espanhola, - de que se a Catalunha conseguir a independência os culés terão de sair do campeonato em que estão inseridos - Bartomeu  contra-atacou, dizendo que os sócios é que vão escolher uma nova Liga para o Barça jogar.

"Em caso de independência da Catalunha, o clube e os sócios devem decidir em que Liga jogaremos", referiu, citado pela Marca.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Olha para este, é óbvio que vão jogar na liga da Catalunha.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Abriu a sessão de facadas
   
«"Penso que neste momento Passos Coelho não tem condições para continuar a liderar o partido", disse à agência Lusa, Salvador Malheiro, apesar de reconhecer nele "um enorme estadista, alguém que irá ficar na história e a quem todos devem muito".

O presidente da distrital do PSD, e também da Câmara de Ovar, onde foi reeleito para um segundo mandato, disse que o partido sentiu um "forte abalo" nas eleições autárquicas, designadamente com resultados "extremamente negativos" nos grandes centros urbanos, como em Lisboa e no Porto.

"Eu próprio tive um resultado histórico na Câmara de Ovar - foi o maior resultado de sempre desde que há democracia - mas ao mesmo tempo no nosso distrito perdemos três câmaras, duas para o PS e uma para o CDS-PP. Continuamos a ser um distrito com mais câmaras do PSD, mas, naturalmente, é um resultado que nós não esperávamos", observou.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

As ratazanas são sempre as primeiras a abandonar o navio.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se lugar na primeira fila do espetáculo.»

 Pobre Marinho e Pinto
   
«Em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, o PDR conseguiu um dos 37 mandatos para a assembleia municipal, ao obter 3,55% da votação, para a qual foram suficientes 507 votos.

Em todo o país, o PDR alcançou 0,05% ou 2.799 votos, segundo os resultados de 3.090 freguesias apuradas das 3.092.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Começou com um deputado europeu e como preferido de Sócrates e acaba com um deputado municipal.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Então e o puxão de orelhas?
   
«Rui Rio rumou a sul esta segunda-feira, para uma reunião de alto nível dos barões com quem se tem aconselhado na preparação da sua candidatura à liderança do PSD. Ao que o Expresso apurou, o ex-autarca convidou para um encontro numa quinta de Azeitão um conjunto de conselheiros onde se contam Ângelo Correia, Nuno Morais Sarmento, Manuela Ferreira Leite, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins.

A agenda do encontro tem um ponto único: analisar a situação do PSD depois dos resultados de domingo e preparar todos os cenários para a candidatura de Rio à presidência do PSD. Conforme o Expresso noticiou em primeira mão, Rio já tem um núcleo-duro a trabalhar na sua candidatura há algum tempo, já tem um site pronto para a campanha interna e o anúncio de que é candidato está apenas à espera que Pedro Passos Coelho abra o jogo. Não está em causa se será ou não candidato - essa decisão já estava tomada antes das eleições autárquicas, mas o modo e o timing em que irá assumir a sua posição.» [Expresso]
   
Parecer:

Ângelo Correia, aquele que durante anos foi o mecenas de Passos Coelho, chegou a dizer que se fosse necessário dava-lhe um puxão de orelhas. pelos vistos em vez de lhe dar um puxão de orelhas optou por o despedir.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»