quinta-feira, outubro 12, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Rui Rio

Rui Rio agradece a Passos Coelho ter salvo o país e depois assegura que o PSD não é de direita. Se calhar é porque Passos estava a salvar o país que nãos e importou que o governo do seu partido fosse quase de extrema direita e tivesse perseguido com ódio grupos profissionais que agora Rio vem defender.

Rui Rio tem bons princípios, só é pena que os proclame quando ninguém precisa que ele os venha defender. Invoca esses princípios para os defender ou para os usar depois de o seu partido os ter espezinhado durante 4 anos de governo e ignorado durante os dois anos de oposição?

«Rui Rio é oficialmente candidato à liderança do PSD e foi a Aveiro explicar as suas razões e motivações. Numa intervenção lida, de cerca de 7 minutos, sem direito a perguntas como tinha sido indicado — “os jornalistas terão três meses para fazerem as perguntas que entenderem” –, Rio garantiu estar “com os dois pés no PSD e no país”. Disse que a política em Portugal, de tão descredibilizados que estão os partidos, precisa de “um banho de ética”; agradeceu a Passos Coelho, porque a “gratidão é dos valores éticos mais relevantes da nossa convivência social”; falou aos jovens sociais-democratas e apelou a uma mudança de política no PSD. Uma mudança que, disse, passa por recentrar o partido.

Já depois da sua intervenção, Rui Rio diria uma breve frase enigmática ao Observador quando questionado sobre o seu concorrente assumido, Pedro Santana Lopes: “Quando aos candidatos, eram dois e agora estão três é só o que eu sei…” Rui Rio estaria a referir-se a José Eduardo Martins — segundo uma fonte próxima — que uma hora antes de ele discursar lançou um site com um manifesto com dez pontos como linhas gerais de orientação para o PSD. Mas que não surge como uma candidatura.» [Observador]

 A montanha pariu um rato?

Sócrates é acusado de 31 crimes, mas desses apenas por três de corrupção, todos os outros resultam do milagre jurídico da multiplicação dos pães, se recebeu dinheiro teve de o esconder e comete o crime de branqueamentos, se recebeu e não pagou impostos cometeu fraude fiscal. Isto é, Sócrataes só precisa de se defender de três crimes.

Mas se nos recordarmos de tudo o que se disse do processo seria de esperar muitos mais crimes, desde os da Lena aos de muitos outros negócios. Um dos aspetos mais interessantes deste processo vai ser o saber o que havia de concreto no início da investigação que justificasse uma prisão à saída do avião seguida de um ano de prisão preventiva. Veremos se estes três crimes já estavam a ser investigados ou se foram surgindo à media que o MP fazia o rastreio de tudo por onde Sócrates poderia ter passado.

Estamos perante uma acusação sólida e face à quase obrigação de fazer acusações depois de todo um processo quase interminável. Veremos se há provas ou palpites.

 Citações do Livro Laranja de Santana Lopes



"Hoje é dia de boas notícias: Portugal ganhou e eu sou candidato à liderança do PSD", Pedro Santana Lopes em 10/10/2017

Depois da tentativa de infanticídio de que foi vítima ainda na incubadora, o deus menino é novamente anunciado como boa nova para o país, podemos estar descansados, vamos ao mundial e o deus menino chegou!

"Detesto falta de educação", Pedro Santana Lopes em 10/10/2017

Pois, só se lamenta que a campanha para as legislativas em que se candidatou a primeiro-ministro tenha sido a mais suja na história da democracia.

      
 Tantos crimes
   
«A Procuradoria-Geral da República anunciou que o Ministério Público deduziu acusação na Operação Marquês contra 28 arguidos, entre eles o ex-primeiro-ministro José Sócrates a quem são imputados 31 crimes.  Neste caso foram acusadas um total de 19 pessoas singulares e nove empresas, incluindo o ex-banqueiro Ricardo Salgado, os gestores Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, o antigo ministro socialista Armando Vara. 

Num comunicado enviado minutos depois das 10h30 à comunicação social (documento em PDF), a Procuradoria-Geral da República anuncia que José Sócrates está acusado de 31 crimes, três de corrupção passiva, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documento e três de fraude fiscal qualificada. 

Ricardo Salgado é acusado de 21 crimes (entre eles corrupção activa), Zeinal Bava de cinco e Henrique Granadeiro de oito. Armando Vara, por sua vez, é acusado de cinco crimes.» [Público]
   
Parecer:

Dos 31 quase todos são o milagres dos pães a partir dos 3 de corrupção. Desses três veremos quantos foram descobertos no princípio do processo e quanto foram descobertos à última hora, como aquele em que Ricardo Salgado é acusado.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»