quarta-feira, agosto 30, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Nuno Melo, defensor da igualdade de género

Ando aqui ás voltas para tentar perceber o que tem a ver a expressão "aquela senhora" com a igualdade de género. Talvez o Nuno melo possa explicar melhor a sua ideia.

«“Aquela senhora”, foi como António Costa se referiu a Assunção Cristas, criticando a presidente do CDS-PP pelo que fez – ou não fez – enquanto ministra da Agricultura no governo anterior ao de Costa.

A crítica em relação às políticas de Cristas na pasta que contém a gestão florestal e de prevenção de incêndios, não é nova. O termo – “aquela senhora” – é que aparentou maior novidade no palco político.

“Quero saber se aquela senhora que foi quatro anos ministra da agricultura e nada fez pela floresta e que hoje tanto fala, vai estar presente ou não [debate sobre florestas]”, desafiou Costa, sob forte aplauso do Partido Socialista, em Faro. Durante todo o discurso, o primeiro-ministro nunca tratou Assunção Cristas pelo seu nome, ao contrário de Pedro Passos Coelho, por exemplo, que não mereceu o cognome d’ “aquele senhor”.

Escutado pelo i, Nuno Melo, eurodeputado e vice-presidente do CDS, ironizou: “O mesmo que se refere à presidente de um partido por ‘aquela senhora’ é o mesmo que depois decide o que os meninos e as meninas podem ler em nome da igualdade de género?”.» [i]

 Dúvidas que me atormentam

Quando a mexeriqueira de Belém publicou um livro de mágoas o MP informou que tinha aberto um inquérito. Havia razões para isso, o livro continham informação que eram indícios claros de que o antigo assessor de Cavaco teria tido acesso a informação de processos, para além das investigações privadas que fazia ou encomendava a amigos de Belém.

Passado tantos meses mais nada se soube sobre tal inquérito. Já terá sido concluído? Todos sabemos desde a primeira hora de qual iria ou irá ser o destino deste inquérito, mas que a sua abertura foi noticiada, já agora que noticiem também a sua conclusão.

      
 Um MP muito diligente
   
«O Ministério Público vai investigar as viagens à China de cinco quadros dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e da Autoridade Tributária e Aduaneira. Em resposta enviada ao Expresso, o gabinete de Joana Marques Vidal revela que "A Procuradoria-Geral da República procedeu à recolha de elementos e decidiu enviá-los ao DIAP de Lisboa com vista a investigação."

Na última edição impressa do Expresso, o jornal revelou que os seis dirigentes visitaram o hospital de Zhang Zhou e a sede da Huawei numa viagem de cinco dias em julho de 2015. As despesas com os voos para Hong Kong foram pagas pela NOS, parceira da Huawei, que terá pago as restantes deslocações dentro da China.

Depois da notícia ter sido publicada, os cinco dirigentes do Ministério da Saúde puseram o lugar à disposição do ministro Adalberto Campos Fernandes que ordenou uma investigação. O dirigente da Autoridade Tributária também está a ser investigado.

A PGR já estava a investigar uma série de viagens à China feitas por, por exemplo, Paulo Vistas e alguns dirigentes do PSD. As despesas foram pagas pela Huawei e associados.» [Expresso]
   
Parecer:

É evidente que não há nada para investigar, mas uns fogachos na comunicação social dão jeito.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Será desta?
   
«O despacho final da Operação Marquês, onde José Sócrates é um dos arguidos, poderá ser só conhecido a 20 de novembro. A última carta rogatória deu entrada no processo no passado dia 22 de agosto e o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) terá 90 dias para efetuar o despacho final.

A notícia foi avançada pela SIC Notícias e entretanto confirmada ao Expresso por fonte oficial da Procuradoria-Geral da República.

Recorde-se que as autoridades portuguesas enviaram três cartas rogatórias – pedidos de cooperação internacional da investigação –no âmbito do processo, uma para Angola e duas para a Suíça. Em abril, a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, decidiu prorrogar por três meses, após a data da devolução da última carta rogatória, o prazo dado para o encerramento do inquérito-crime.

O antigo primeiro-ministro está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. O processo conta com 28 arguidos, entre eles Carlos Santos Silva, empresário e amigo de Sócrates, Armando Vara, ex-ministro socialista, Ricardo Salgado, ex-presidente do BES e Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, antigos administradores da PT.» [Expresso]
   
Parecer:

Esperar para ver.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

 Já estou cheio de medo
   
«A Presidente lituana, Dalia Grybauskaité, alertou hoje que a Rússia está a proceder a uma "militarização muito agressiva e rápida" no enclave de Kalininegrado, através da colocação de "mísseis que podem também atingir Lisboa".

Dalia Grybauskaité falava aos jornalistas após um encontro com o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Clube dos Oficiais de Kaunas, na Lituânia, de acordo com uma gravação enviada à agência Lusa pelo Palácio de Belém.

"Estamos face a uma militarização muito agressiva e rápida do setor de Kalininegrado, onde estão a ser colocados mísseis que podem também atingir Lisboa", advertiu a chefe de Estado lituana, depois de "agradecer muito" a Marcelo Rebelo de Sousa a "ajuda de Portugal, que se intensificou após a ocupação [russa] da Crimeia em 2014".«» [DN]
   
Parecer:

Este pessoal das repúblicas do Báltico tem uma certa aversão aos russos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se á senhora que se acalme.»

 O Madurinho do Algarve fez uma reversão
   
«A aprovação foi feita em reunião de Câmara, dando sequência a uma proposta apresentada pela Coligação Democrática Unitária (CDU), precisou a autarquia, na qual o PSD tem maioria absoluta, com quatro dos sete eleitos, contra dois do PS e um da coligação formada pelo PCP e pelo PEV.

A Câmara algarvia, uma das 16 do distrito de Faro, referiu num comunicado que, com a aprovação desta medida, o município "junta-se a outras entidades que estão a avançar na reposição desta regalia dos trabalhadores da função pública prevista na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas".

"A proposta - apresentada pela CDU - será agora formalizada através de instrumento de regulação coletiva de trabalho, dando-se agora início ao processo negocial com todas as partes, com vista à celebração de acordo", precisou a Câmara de Vila Real de Santo António.» [DN]
   
Parecer:

Ai se o Passos Coelho sabe que o PSD do Madurinho anda feito uma geringonça, a aprovar as propostas da CDU.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 A culpa não é da floresta
   
«Dos 951 incêndios que ocorreram entre os dias 22 e 28 de Agosto, 353 deflagraram durante a noite, tal como já tinha acontecido na semana anterior, segundo o comandante operacional de Protecção Civil.

No encontro semanal com jornalistas sobre a situação dos incêndios florestais, Rui Esteves disse que, mais uma vez, 37% dos incêndios deflagraram à noite, sendo que essa percentagem aumentou para 42% nos dias 25 e 26.» [Público]
   
Parecer:

A culpa é da miséria humana que grassa no país.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»