domingo, abril 02, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura




 Jumento do Dia

   
Jorge jesus, treinador que costuma ser o primeiro

Tanto quanto se sabe, não é função dos sindicatos armarem-se em provedores dos "clientes" das instituições cujos trabalhadores representam, imaginem se os sindicatos dos CTT dissessem aos clientes dos correios que evitassem usar os correios na segunda-feira ou se o sindicato dos bancários aconselhassem os clientes dos bancos a não usarem o cartão de crédito ao domingo.

Nem Portugal é uma república soviética onde a gestão dos serviços públicos é partilhada pelos sindicatos, nem o sindicalista dos Impostos está habilitado a pronunciar-se sobre tudo e mais alguma coisa, independentemente da categoria ou experiência profissional que possa ter, que pode ser muita ou quase nenhuma.

É a primeira vez que um sindicalista de trabalhadores do Estado lnça dúvidas sobre a competência dos seus serviços e dos colegas que são responsáveis pelos sistemas informáticos, lançando o descrédito do fisco junto dos cidadãos. Quem ouve este sindicalista ainda pode pensar que Portugal está mais atrasado do que o Borundi.

«A um dia do início do prazo de entrega das declarações de IRS – que decorre entre 1 de abril e 31 de maio – há dúvidas que vale a pena esclarecer, não fosse este um ano de mudança.

A entrega é automática para trabalhadores dependentes e pensionistas, o que significa que a declaração é submetida mesmo sem ação do contribuinte. Ainda assim, aconselha o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos em entrevista ao Notícias ao Minuto, é importante consultar o Portal das Finanças para corrigir eventuais erros que possam surgir. E atenção: “Os trabalhadores independentes têm de preencher a declaração como sempre fizeram”.


Porque o ano é de mudanças e os imprevistos acontecem, não é garantido que o sistema informático não possa falhar. O melhor, diz Paulo Ralha, é deixar que possíveis falhas sejam detetadas na primeira quinzena e começar a entregar as declarações na “segunda quinzena de abril”.» [Notícias ao Minuto]

 O Bruno de Carvalho ainda não se queixou?


É estranho, o SLB produz um vídeo usando a camisola do SCP e o Bruno de Carvalho ainda não se queixou ao Instituto da Propriedade inteletual ou à UEFA. Divertido, o SLB apela a que a percentagem do IRS que pode ser destinada a uma instituição seja doada à Fundação Benfica (509259740 no Quadro 11 do Modelo 3 do IRS) e nem o Eduardo ou o Octávio se queixam?

 A Casa Branca antes da invasão dos bárbaros


      
 Centeno no eurogrupo?
   
«O ministro das Finanças português terá sido sondado para suceder a Jeroen Djsselbloem na presidência do Eurogrupo. A ideia está a ser, no entanto, rejeitada pelo Governo português. António Costa disse recentemente que o país apoiará uma candidatura do ministro espanhol, Luis de Guindos, para o cargo.

De acordo com o semanário Expresso (o texto completo só está disponível na versão paga), o nome de Mário Centeno tem circulado em Bruxelas e o ministro das Finanças terá sido mesmo sondado. O jornal cita uma fonte do Governo que confirma a informação mas também lhe coloca freio, por agora: “Neste momento, com tanta coisa a negociar com Bruxelas e Frankfurt, é preferível não ter o ministro preso à presidência. Para já não é uma prioridade”. Ainda esta semana, em declarações ao Observador, o comissário europeu português, Carlos Moedas não rejeitava a ideia de ter um português à frente do Eurogrupo.» [Observador]
   
Parecer:

Dava uma bela mentira de 1.º de Abril, mas tendo em conta a competência é bem p+rovável que não o seja. Uma verdadeira mentira de 1 de Abril seria dizer que a convidada ou sondada foi a Maria Luís.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Jesus: normalmente sou eu a discutir os primeiros lugares
   
«"Clássico? Aquilo que queremos é estar mais perto das equipas que estão à nossa frente. Normalmente sou eu que estou a discutir os primeiros lugares e o resultado para mim é o menos importante. Qualquer resultado que possa acontecer não vai beneficiar diretamente o Sporting", afirmou Jesus, na conferência de imprensa realizada no Estádio José Alvalade.» [DN]
   
Parecer:

Jorge Jesus tem um refinado sentido de humor.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»