quinta-feira, maio 12, 2016

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do dia
    
Paulo Portas

Parece que Paulo Portas tem dificuldades em desaparecer da comunicação social, só isso explica que invente notícias.

«O ex-presidente do CDS-PP Paulo Portas disse esta quarta-feira à Lusa que a sua saída da Assembleia da República "está por dias", de acordo com o que combinou com a atual líder centrista, Assunção Cristas.

"Está por dias. Tenho isso tudo combinado com a senhora presidente [do partido]", disse Paulo Portas à agência Lusa, sem querer concretizar qual o dia em que deixará o parlamento.

Com a saída de Paulo Portas, entra para o grupo parlamentar centrista Filipe Anacoreta, que já havia assumido o mandato no início da legislatura quando Paulo Portas esteve no Governo de Pedro Passos Coelho que foi derrubado pela maioria de esquerda na Assembleia da República.» [Expresso]

 Estranho liberalismo

O nossos liberalismo é muito original, é pago pelo Estado.

      
 O cartão amarelo
   
«A manhã nos mercados não correu tão bem como o esperado para a dívida portuguesa. Uma emissão a 10 anos, anunciada esta semana pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), terminou com sucesso relativo: o valor pretendido foi ultrapassado devido ao elevado interesse dos investidores, mas os juros aumentaram em relação à última emissão do mesmo prazo.
No total, o IGCP conseguiu vender 1,15 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, mais 150 milhões do que o previsto, com uma taxa de juro média de 3,252%; na última emissão comparável, realizada a 9 de março, a taxa tinha sido de 3,13%. O aumento dos custos de financiamento traduz um 'cartão amarelo' vindo dos mercados, preocupados com a estratégia de devolução de direitos aos contribuintes delineada no Orçamento do Estado para este ano.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

O titulo da notícia diz que o mercado mostrou um cartão amarelo a Portugal, parece que o cartão amarelo significa um aumento de 0,122% na taxa de juro. De quanto teria que ser o aumento para que o cartão fosse vermelho?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Jornalismo duvidoso
   
«A Comissão Europeia já discutiu e está a ponderar levantar um processo contra Portugal e Espanha por não reduzirem o défice excessivo no prazo que ambos os países tinham acordado com o Conselho da União Europeia, prazos esses que já tinham sido alargados pelos restantes Estados-membros, uma notícia avançada pelo Euractiv.com, e confirmada pelo Observador.

Os comissários discutiram a questão esta terça-feira na reunião do colégio de comissários e, apesar de ainda não haver decisão final sobre a forma de atuação, os comissários reconhecem que existem motivos para abrir um procedimento sancionatório, já que Portugal e Espanha podem estar a caminho de falhar o compromisso com os restantes Estados-membros.» [Observador]
   
Parecer:

Apesar do desmentido pronto da Comissão o Observador preferiu manter a notícia falsa e omitir o desmentido.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

 Procura-se ortopedista
   
«A idade de Renato Sanches continua a dar que falar. Desta feita foi Gilberto Dias Borges, responsável pela secção de hóquei em patins do Sporting, a alimentar a polémica, no dia seguinte à confirmada venda ao Bayern Munique.

“Preciso da vossa ajuda sff. Acabo de ler que há um menino que aos 11 anos de idade transitou de coletividade para coletividade, com idêntico símbolo. Acontece que dizem que esse mesmo menino esteve 10 maravilhosos anos na segunda coletividade. Ora, somando esta estória de anos de vida, obtemos o numero 21 que nada tem a ver com a propalada idade magica de menino com 18 aninhos! Obviamente que há aqui uma diferença de 3. Será mesmo assim? É que respeitando a títulos em campeonatos nacionais do pontapé na bola, também existe uma diferença de 3. Em que ficamos, então? Vamos ajustar os critérios na matemática sff!”, escreveu, na rede social Facebook.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

A dor de corno é tão grande que já só passa com recurso a um ortopedista. Os alemães devem estar a rir à gargalhada.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»