domingo, maio 29, 2016

Semanada

Depois da conferência e imprensa dada pelo cardeal em Fátima foi a vez de a Conferência Episcopal apelar à participação na manifestação dos amarelos, um sinal de que o dinheiro do Estado ganho pela Igreja através dos seus colégios é importante para esta instituição. Na verdade, neste problema dos colégios é dinheiro que está em causa, dinheiro que a Igreja ganha nos colégios, dinheiros que alguns empresários ganham sem riscos no ensino privado e dinheiro que algumas famílias poupam colocando os alunos nestes colégios.
  
Francisco Assis deu o primeiro passo para uma futura candidatura à liderança do PSD, numa entrevista à TSF marcou a sua posição e afirmou os seus valores. Depois de esta entrevista os eleitores do PS ficaram com uma única interrogação, quem estará mais à direita, Passos Coelho e Paulo Portas ou Francisco Assis? Parece que é este último. 

Marcelo deu confiança aos amarelos e estes abusaram logo. A Presidência esqueceu-se de combinar com os amarelos o tipo de comunicado que estes produziriam e foi o que se viu, o país ficou a saber que há um Marcelo em público que se distancia do movimento e um Marcelo que os apoia em privado. Tudo isto sucede na mesma semana em que Marcelo começa a distanciar-se do governo, dando a entender que começa a discordar das suas políticas.