quinta-feira, outubro 15, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura


  
 Jumento do dia
    
Passos Coelho

Depois de quatro anos a fazer gato sapato de Pulo Portas e a meter Cavaco Silva no saco Passos Coelho está mal habituado e está mesmo convencido de que é um grande negociador. Mas pela primeira vez enfrenta uma negociação em que apesar da vitória que exibe parte com desvantagem, o ainda e infelizmente primeiro-ministro sabe muito bem que a sua maioria no parlamento não dá para mandar cantar um cego. Portanto, é escusado fazer ar de duro porque ninguém tem medo dele e toda a gente já viu que a sua ida ao largo do Rato parecia uma ida à sopa dos pobres.

A verdade é que Cavaco Silva encomendou-lhe uma solução governativa e apesar de António Costa ter sido ignorado pela presidência tem sido ele a liderar este processo. Passos pouco mais fez do que andar a mendigar o poder, seja em reunião com Costa, seja através dos recados que manda a Cavaco através da comunicação social. Este Passos é mesmo forte com os fracos e um cagarolas quando o fraco é ele.

«Presidente do PSD ainda não rompe a corda, mas estica-a: considera que o PS não deu qualquer contributo nas duas reuniões entre a coligação e os socialistas e diz que não quer mais reuniões a fingir. Passos toma a dianteira: “Está na altura de dizer que o PS perdeu as eleições. Não vou sujeitar o país a uma chantagem política”» [Expresso]
  
 O legado de Cavaco Silva
  
Foi preciso esperar pelos últimos dias para que Cavaco deixasse algum legado ao país depois de dois mandatos presidenciais. O primeiro legado foi a mudança de responsabilidades de um presidente, deixou de ter de cumprir e fazer cumprir a Constituição para cumprir e fazer cumprir os tratados europeus e os euros, tendo competência para declarar que os que não cumprirem aqueles tratados perdem direitos políticos.
  
O outro legado é o facto de numa semana ter conseguido aquilo a que Álvaro Cunhal dedicou as últimas quase três décadas da sua vida, ver Portugal ter um governo de maioria de esquerda!
  
 Facilitador
  
Não sei porquê esta coisa do facilitador dava uma boa marca de gel.
  
 Maria Barak, uma Roseira em Belém?

 photo _obama_zpszkd395m0.jpg

Esta terça-feira foi uma terça-feira negra para a candidata suplente de António Guterres, depois do plágio do logotipo foi uma entrevista miserável à parceira de Marcelo na TVI, só faltou dizer que quer ser um Cavaco de saias e com um penteado à Jorge Jesus.

 Mário Soares

Há muito tempo que eu não via a direita a elogiar tanto Mário Soares e o seu papel na defesa da democracia. Até há poucos dias atrás era um velho maluco que passava a vida a visitar o Sócrates.

 O DN online está (muito) melhor

 photo _DN_zpsp0naapyg.jpg

      
 Costa e o xadrez às cegas
   
«Temos de saber de que modalidade estamos a falar... Em 2010, Federer, então número um do ranking mundial de ténis, veio ao Estoril Open e bateu umas bolas com 30 crianças. Os jornais escreveram, com o sorriso devido, que ele fez uma partida múltipla com os miúdos. Também em 2010, o grande mestre israelita Alik Gershon fez 523 partidas simultâneas de xadrez, o que é ainda recorde. Então, que modalidade pratica António Costa? Já sabemos que corre de sede em sede - do PCP, BE, "Os Verdes", PAN, PSD-CDS (dupla partida, em São Caetano à Lapa e no Rato)... Mas bate bolas ou pula com o cavalo e faz diagonais com o bispo? Às vezes, nas conferências de imprensa finais, Costa sua, e parece ser ténis. Mas pelas palavras (como, ontem, incitando Jerónimo e Catarina, servindo-se de Pedro e Paulo) vê-se que é xadrez. Aquilo é esgotante, mas não é de bíceps, é mental. Calculem o esforço que é não confundir as reivindicações do PAN, na Almirante Reis, com, logo mais abaixo, na Rua da Palma, as de Catarina - baixam-se as taxas moderadoras dos gatos ou da classe operária? Vão dizer, simultâneas com cinco ou seis parceiros é leve comparadas com o tal recorde de 523... É? Esquece-se que Costa caprichou e está a fazer partidas múltiplas e às cegas, as mais difíceis, sem ver o tabuleiro. E ainda falta o jogo com Cavaco. Conta-se que este, quando estudante, pretendia ter inventado um infalível sistema de múltiplas no velho Totobola. E se for verdade?» [DN]
   
Autor:

Ferreira Fernandes.

      
 O Marques Mendes foi promovido!
   
«Após a saída de Marcelo Rebelo de Sousa do seu espaço de comentário semanal, ao domingo na TVI, a SIC também decidiu fazer mudanças.

Sem perder tempo, a estação de Carnaxide decidiu passar o comentário de Luís Marques Mendes, normalmente ao sábado, para domingo.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Ena!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns por esta merecida promoção.»
  
 Esta direita anda muito generosa
   
«O grupo parlamentar do PSD, enquanto força política mais votada nas eleições de domingo, vai escolher um deputado dentro da sua bancada para presidir à primeira sessão da nova legislatura até ser eleito o novo presidente da Assembleia da República. Segundo apurou o Observador, o nome do socialista Eduardo Ferro Rodrigues não é sequer hipótese para ocupar esse cargo transitório para que possa manter-se como hipótese para o cargo definitivo, o de Presidente eleito.» [Observador]
   
Parecer:

Quando tinha a maioria absoluta Passos Coelho não conseguiu fazer eleger o Fernando Nobre, agora que não tem qualquer hipótese de eleger o presidente da AR sofreu uma crise de generosidade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se também vai oferecer a Ponte Vasco da Gama ao PS ou se acha isso um exagero.»

 E leva o cão para o parlamento?
   
«O recém-eleito deputado do Partido das Pessoas, Animais e Natureza, vai sentar-se na terceira fila do Parlamento e ao centro, ou no lado dos socialistas ou no dos sociais-democratas, confirmou esta quarta-feira aos jornalistas o deputado Duarte Pacheco no final da conferência de líderes parlamentares que se reuniu para preparar a nova legislatura da Assembleia da República.» [Observador]
   
Parecer:

Esperemos que não leve pulgas dos gatos de rua que ajuda a multiplicar na cidade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

   
   
 photo Evgeni-Donev-5_zpsmuc6ov5z.jpg

 photo Evgeni-Donev-2_zpshii3owkv.jpg

 photo Evgeni-Donev-3_zpsmcdfgnna.jpg

 photo Evgeni-Donev-4_zpsjqptgsv6.jpg

 photo Evgeni-Donev-1_zpsbtkgynd6.jpg