terça-feira, agosto 25, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Agudo_zpse12klf4m.jpg

Vista de Lisboa desde o Miradouro do Monte Agudo
  
 Jumento do dia
    
Portas

Este Paulo Portas parece um caniche armado em pitbull.

«O vice-primeiro-ministro e líder do CDS-PP desafiou esta segunda-feira, em Torres Novas, o secretário-geral do PS, António Costa, a, se tem alguma coisa para lhe dizer, o fazer num frente a frente ou num debate a dois.

“Criticar-me e depois não querer discutir comigo isso é que já parece um bocadinho ‘toca e foge’”, afirmou.» [Observador]

 A greve dos polícias

Ouço o líder do sindicato dos polícias apelar aos colegas parta que nos casos em que a lei permita escolher entre a repressão e a pedagogia para que escolham a seguinte. Cheguei á conclusão que para que os polícias façam o que deviam fazer todos os dias é preciso estarem em greve de zelo.

 Interrogações que me atormentam
 
Como podemos confiar em alguém que enquanto se luta contra este governo e contra esta política andou nos bastidores negociando apoios por parte de alguns dos piores responsáveis por esta política, acabando agora com o estatuto de rejeitada pelo Paulo Portas? Será este o conceito de boa candidata por parte de personalidades como Manuel Alegre?
  
      
 Podemos ficar descansados,  nosso voto fica em boas mãos
   
«A cabeça de lista da coligação Agir anunciou esta segunda-feirta que o jornalista Nuno Ramos de Almeida a substituirá no Parlamento, se a psicóloga for eleita deputada e durante a sua licença de maternidade.

Segundo confirmou o próprio à agência Lusa, durante o processo de entrega das listas de candidatos a deputados ficou acordado que seria um elemento da mesma plataforma a suceder à cabeça de lista por Lisboa, que está grávida de quatro meses, como estipula o acordo com as restantes forças políticas: Partido Trabalhista Português (PTP) e Movimento Alternativa Socialista (MAS).» [Expresso]
   
Parecer:

A classe operária pode confiar no suposto deputado do Agir.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Uma campanha pouco digna
   
«"Sendo eu, cabeça-de-lista por Lisboa e concluídas as 12 semanas de gestação (prazo mínimo aconselhável para divulgar essa informação), a barriguinha, por mais que se quisesse esconder, notar-se-ia durante a campanha. Portanto, das duas uma: ou deixávamos correr rumores e boatos, perguntas avulsas e comentários, especulações, ou era nossa a iniciativa de esclarecer os eleitores", escreve Joana Amaral Dias na sua página pessoal do Facebook.

Para a antiga deputada do Bloco de Esquerda, existem dois fortes motivos para o anúncio. "Primeiro é que, embora não tenha ordens de repouso absoluto, trata-se de uma gravidez de risco. Assim, não poderei visitar todas as capitais de distrito ou mais vezes como gostaria, e não poderei ir aos Açores e à Madeira", explica.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Depois de Passos Coelho usar a imagem da mulher é a vez de Joana Amaral Dias fazer tudo para chegar a deputada.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Começou a campanha eleitoral no ensino   

«Só não foram aprovadas seis das 657 novas turmas de colégios privados que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) se dispôs a financiar nos próximos três anos lectivos, através da celebração de contratos de associação. Com estes contratos, que existem desde o início da década de 1980, os colégios têm de garantir ensino gratuito nas turmas que obtêm financiamento do Estado.

Este ano, pela primeira vez, a selecção foi feita através de um concurso, tendo também deixado de existir a anterior prerrogativa legal para a atribuição do financiamento que consistia na ausência de oferta pública na proximidade dos colégios com contrato. Esta norma caiu com a aprovação, em 2013, do novo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo.

Ao concurso, que decorreu entre 16 e 23 de Junho, podiam candidatar-se, segundo o MEC, as instituições particulares que integram “ou pretendam integrar a rede de oferta pública como parte das opções oferecidas às famílias no âmbito da sua liberdade de escolha”. Os resultados foram conhecidos a 19 de Agosto. Dos 82 colégios que se candidataram ao financiamento do Estado, apenas um foi excluído por não se encontrar localizado na freguesia pelo qual se apresentou.» [Público]
   
Parecer:

Há quatro anos os colégios privados foram a tropa de choque de Passos Coelho.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»

 Bolsa perdeu um "Novo Banco" num único dia
   
«A segunda-feira negra retirou 3,1 mil milhões de euros à bolsa portuguesa, o equivalente ao valor de mercado da Sonae e da Semapa juntas. Ou a três vezes o valor dos CTT. Lisboa acabou por fechar a sessão com prejuízos de 5,80%, o que representa a maior queda desde o dia 10 de outubro de 2008 (foi de 5,95%), auge da crise financeira. Na Europa ninguém escapou: perdas foram de cerca de 5%.

Dos 3,1 mil milhões que desapareceram da bolsa lisboeta nesta segunda-feira, a EDP, a Galp Energia e a Jerónimo Martins foram as empresas portuguesas que mais valor de mercado perderam, num total de 1,6 mil milhões de euros. No entanto, os líderes nas perdas foram o Banif com -10,34% e a Pharol (antiga PT SGPS) com -8,75%.» [Observador]
   
Parecer:

Os camaradas chineses estão pondo em perigo o crescimento económico global.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se ara ver.»

 A piada do dia
   
«O secretário-geral do PCP afirmou hoje que o voto na Coligação Democrática Unitária (CDU), que inclui "Os Verdes", serve "para impedir as maiorias absolutas que alguns querem para prosseguir e aprofundar a política de exploração, empobrecimento e declínio nacionais".» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Este Jerónimo é um tipo cheio de humor.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Jerónimo de Sousa se já se esqueceu de ter levado a direita ao colo para o governo.»


   
   
 photo Uldis-Knakis-4_zps7hei56ua.jpg

 photo Uldis-Knakis-1_zpsmsvbkcyf.jpg

 photo Uldis-Knakis-3_zpswg3tmnyu.jpg

 photo Uldis-Knakis-2_zpskwkhd4yq.jpg

 photo Uldis-Knakis-5_zpsrt0auwic.jpg