terça-feira, junho 09, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Hospedes_zpslrmlxrhl.jpg

Casa de Hóspedes "estrela, Campo das Cebolas, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Paulo Núncio. SEAF

Já começa a ser uma tradição, por esta altura o secretário de Estado Paulo Núncio começa a manar dicas aos jornais para que os portugueses sinta gratidão pela sua imensa generosidade. Acontece que em vez de lhe estarmos gratos devíamos protestar por termos sido enganados mais uma vez com uma tabela de retenções na fonte que é uma forma de ter sucesso fiscal antecipado.

«41,6% dos contribuintes que entregaram declaração na 1.ª Fase receberam IRS de volta. Reembolsos já ascendem a 1,13 milhões de euros. Valor médio do cheque? Cerca de 800 euros. 

A Autoridade Tributária e Aduaneira já processou o reembolso do IRS a cerca de 1,4 milhões de famílias que entregaram a sua declaração de imposto pela internet durante o mês de abril. De acordo com os dados facultados ao Dinheiro Vivo pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, o valor médio do cheque que está a chegar aos contribuintes ronda os 809 euros.» [DN]

 Interrogações que me atormentam

A IGAI já terá chegado a alguma conclusão sobre o comportamento do brutamontes de Guimarães ou estarão á espera que os portugueses esqueçam o que viram?

      
 Ministra aldrabona
   
«Numa carta aberta enviada a Paula Teixeira da Cruz, a que a Lusa teve acesso, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) refere que, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na passada quarta-feira, a ministra procurou "justificar o incumprimento do programa do Governo para 2015, na parte referente ao Estatuto dos Magistrados, atribuindo aos juízes uma proposta remuneratória absolutamente desenquadrada da realidade do nosso país".

"É falso", acrescenta a Associação. "O que disse, como o disse e onde o disse, constitui uma grave ofensa aos juízes, uma desconsideração institucional dos juízes em geral e dos titulares dos órgãos mais elevados do sistema judicial", sublinha.

Na quarta-feira, a ministra afirmou que "tudo fará" para concluir o processo relativo aos Estatutos das Magistraturas, mas advertiu que é preciso baixar o patamar das "exigências" salariais.» [JN]
   
Parecer:

Se são juízes que o dizem....
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Grande aldrabona!»
  
 Que o SNS estava melhor, dizia ele
   
«O Serviço Nacional de Saúde (SNS) não aguenta mais cortes sem comprometer a qualidade dos cuidados. Aliás, as medidas tomadas desde 2011 já estão a afectar os tratamentos e, em alguns casos, impedem mesmo que os profissionais actuem da melhor forma. Estas são as convicções da maior parte dos médicos inquiridos no âmbito de um estudo realizado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e que aponta para que quase 60% dos clínicos que trabalham nos centros de saúde e 44% dos que estão nos hospitais públicos tenham sentido falta de material básico, como papel, luvas ou agulhas.

“O estudo procurou ser um primeiro mapeamento geral em escala da experiência dos médicos sobre a intervenção da troika em Portugal. Conseguimos perceber que a realidade do sistema de saúde apresenta dinâmicas internas muito variáveis, mas as respostas dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde apresentam resultados tendencialmente piores do que os do sector privado, o que significa que o ajustamento foi particularmente sentido no sector público”, sintetizou ao PÚBLICO Tiago Correia, professor e investigador do ISCTE-IUL e coordenador do estudo “O Sistema de Saúde Português no Tempo da Troika: A Experiência dos Médicos”, apresentado nesta segunda-feira em Lisboa.» [Público]
   
Parecer:

Esta não é a imagem que o competente Macedo tenta fazer passar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Opus Macedo.»

 Vai "libertar" a tua tia
   
«Entretanto avança a SIC Notícias foi revelada a decisão de Sócrates de permanecer em prisão preventiva que, saliente-se, terá de ser transmitida presencialmente ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

Em questão estava a possibilidade de o ex-primeiro-ministro passar à medida de coação de prisão domiciliária com pulseira eletrónica. O que Sócrates recusou, motivo pelo qual permanecerá no Estabelecimento Prisional de Évora.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Agora ficam com um preso de que não estavam à espera.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
  

   
   
 photo Shugaley-Pavel-5_zpsndgl3cxy.jpg

 photo Shugaley-Pavel-2_zps6tsryb6x.jpg

 photo Shugaley-Pavel-1_zps453fgpnv.jpg

 photo Shugaley-Pavel-4_zpsfs0cewpt.jpg

 photo Shugaley-Pavel-3_zpstk3ip8t2.jpg