sexta-feira, maio 29, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Grafi_zpsopaghvkp.jpg

Grafiti, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Guilherme d'Oliveira Matins, o senhor dos vistos

Se um dia destes aparecer alguma notícia a informar que o ministro da Saúde salvou a vida a 20.000 portugueses, que a ministra da Administração Interna impediu que 5.000 cidadãos fossem roubados ou que o ministro Crato salvou 500.000 jovens de ficarem sem estudar não se admire. Esta forma imbecil de marketing da treta foi agora inventado por um Tribunal de Contas que parece gostar muito de si próprio e que fez saber que poupou 196 milhões de euros aos contribuintes ao recusa vistos de despesas.

Agora ficamos à espera de saber quantos vistos concedeu o tribunal de Guilherme d'Oliveira Martins pois se os vistos recusados são contabilizados como despesas poupada teremos de atribuir ao Tribunal de Contas a responsabilidade pela despesa correspondente aos vistos concedidos.

Quando até o Tribunal de Contas recorre a expedientes destes para melhorar a sua imagem temos de recear que o país esteja mesmo a ficar louco.

«O Tribunal de Contas beneficiou a Administração Pública em 349,5 milhões de euros, em resultado das auditorias, vistos prévios e controlos financeiros realizados no ano passado. Este valor, que constitui uma espécie de poupança para o Estado, consta do relatório de actividades publicado pela instituição.

"Alcançaram-se, em 2014, benefícios para o cidadão-contribuinte dos quais saliento os de natureza financeira", escreve o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins, na nota de apresentação do documento. "O valor dos benefícios financeiros decorrentes da actividade do Tribunal ascendeu a 349,5 milhões de euros", quantifica o responsável.

O benefício mais expressivo resultou da recusa de vistos pedidos ao Tribunal. A instituição recusou o visto em 69 processos, o que corresponde a apenas 3% dos vistos apreciados, no montante de 196 milhões de euros, "com base em ilegalidades detectadas". Trata-se de "despesa pública efectivamente impedida pelo Tribunal de Contas", refere Oliveira Martins.» [DE]

 Andam por aí muitos Blatters
  
 photo _blat_zpsr8bma52s.jpg
  
Não é só na FIFA que há um Blatter honesto à volta do qual todos enriquecem de forma rápida e em total impunidade.

      
 Ao que isto chegou
   
«Lixo. Foi este o destino exigido e conseguido pelos sindicatos da PSP para o polémico projeto de estatuto que lhe foi apresentado, em março, pela ministra da Administração Interna. Anabela Rodrigues foi obrigada a recuar em toda a linha nas propostas que tinham deixado "em choque" os polícias e a recuperar grande parte do projeto, que chegou a desprezar, do seu antecessor Miguel Macedo.

Os polícias partem hoje para mesa de negociações muito mais fortes que antes - conseguiram unir, pela primeira vez, as 12 estruturas sindicais da PSP - e com uma ministra fragilizada, mais vulnerável e contestada pela própria coligação PSD/CDS. Ao que o DN apurou, Anabela Rodrigues foi mesmo afastada da gestão política do processo, o qual, foi conduzido diretamente pelo gabinete de Pedro Passos Coelho, em coordenação com Paulo Portas. Os vários alertas que chegaram sobre um inevitável cenário de manifestações em plena campanha eleitoral, criaram uma inquietação em todo o Governo e foi o pretexto mais forte para a desautorização da ministra.» [DN]
   
Parecer:

Os sindicatos da PSP vão reunir com a ministra em posição de força sabendo que a ministra foi obrigada a recuar por ordens do primeiro-ministro que ainda designou um assessor para tutelar a ministra durante as negociações. No ministério das forças da autoridade deixou de haver autoridade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Benfica segunda escolha para Jesus
   
«Jorge Jesus reuniu-se, na última terça-feira à noite, com o empresário FIFA Jorge Mendes, mas não ficou agradado com as propostas que este lhe apresentou, apurou o DN. Foram três as possibilidades que o representante de, entre outros, Cristiano Ronaldo apontou ao treinador do Benfica, mas, para já, essas parecem descartadas.» [DN]
   
Parecer:

Este Jesus está mesmo a pedir que o devolvam a Braga.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Carlos Costa corajoso?
   
«O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, anunciou esta quinta-feira, após reunião do Conselho de Ministros, que Carlos Costa foi reconduzido como governador do Banco de Portugal. A indigitação passará, ainda, por uma audição parlamentar que o ministro recusa que seja um “mero pro forma“. Mas Carlos Costa é o nome do governo, que elogia a “alteração de paradigma” promovida por Carlos Costa no Banco de Portugal.

Carlos Costa é a escolha do Conselho de Ministros para liderar o Banco de Portugal, renovando o mandato iniciado em junho de 2010. Em conferência de imprensa esta quinta-feira em Lisboa, Luís Marques Guedes, diz que apesar das situações que correram menos bem na supervisão bancária nos últimos anos, como demonstrou o relatório da Comissão de Inquérito, nos últimos anos houve uma “atuação fundamental para que as coisas tivessem decorrido como decorreram, que os contribuintes não ficassem responsáveis, como no passado, pela gestão ruinosa que terá havido“, numa alusão ao colapso do BES.

Marques Guedes elogiou Carlos Costa pela “alteração de paradigma”, constatada pela Comissão de Inquérito, e, numa “opinião pessoal”, Marques Guedes diz que Carlos Costa demonstrou “uma atitude de grande coragem” evitando que “uma situação que nunca se tinha verificado no sistema financeiro” colocasse sob a responsabilidade dos contribuintes “a gestão ruinosa que terá acontecido”.» [Observador]
   
Parecer:

Que o digam os clientes do BES que foram enganados, eles conhecem muito bem a coragem da personagem.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  

   
   
 photo Aleksey-amp-Marina-5_zpsgax2zbof.jpg

 photo Aleksey-amp-Marina-1_zpsaj7gjils.jpg

 photo Aleksey-amp-Marina-2_zpstvxlq2y6.jpg

 photo Aleksey-amp-Marina-4_zps5jwztiay.jpg

 photo Aleksey-amp-Marina-3_zpssjbk7s5a.jpg