segunda-feira, julho 14, 2014

De BEStas a BEStiais

Nos nossos jornalistas são bestiais, de um dia para o outro não há jornalista tuga que não justifique um lugar de chefe de redacção do Financial Times, sabem de economia que se fartam, são-lhes reconhecidas grandes capacidades na avaliação de economistas candidatos a gestores bancários, conhecem o currículo pessoal de todos os economistas disponíveis no mercado.
  
De repente sabe-se tudo do BES, do GES, da dona Maria do Carmo, dos investimentos da CGD na Comporta, das divergências e ciumeira entre o Ricardo e o filho do comandante. Não há jornal nem jornalista que não conheça a situação financeira da família e das suas holdings, o Marcelo sabe da coisa que se farta e se lhe perguntarem até é bem capaz de samer o que comeram os Espírito Santo na ceia de Natal.
  
Os únicos que não eram bestiais mas apenas BEStas sou eu e o meu velho amigo sôr Costa, o governador do Banco de Portugal escolhido pelo Teixeira dos Santos. Que eu não soubesse nada ainda e entende, mas que o sôr Costa tenha sido mantido numa total ignorância já parece uma conspiração, toda a gente neste país sabia das intimidades do BES e do seu buraco financeiro, mas combinaram nada dizer ao sôr Costa.
  
Até o Pedro Santana Lopes, um conhecido gestor desde os tempos em que faliu num projecto agrícola e teve de trabalhar como secretário de Estado da Cultura de Cavaco para endireitar as contas, sabe à farta do BES. Sabe tanto que até já fez um comentário para a CNN. Aliás, a estação americana encheu a SIC de orgulho, não só o pessoa da SIC sabe tudo sobre o BES como noticiou com orgulho que a CNN consultou um dos seus.
  
Se toda a agente sabia o que se passava no BES e a sua situação era tão evidente então alguém terá de explicar o porquê de tanto silêncio. OS jornalistas não sabiam de nada e agora sabem tudo? O governador do BdP recebeu um dossier do Queiroz Pereira sobre as vigarices e nada sabia? O Ministério Público apanhou as vigarices fiscais do BES e não sabia de nada?
  
Ontem eram todos BEStas, agora que o DDT está à rasca e em queda são todos BEStiais.