quarta-feira, julho 10, 2013

Um problema de falta de autoridade moral

O que fez Cavaco Silva quando o governo desprezou a concertação social, ignorou os acordos que assumiu com os parceiros sociais e recusou todas as suas propostas. Cavaco Silva ignorou.
  
Onde estava Cavaco Silva quando Passos Coelho e Vítor Gaspar sujeitaram o país a uma experiência radical e conduziram a economia portuguesa ao desastre. Cavaco ignorou a realidade e por várias vezes alinhou nas previsões do governo.
  
Onde estava Cavaco Silva quando o governo procedeu a sucessivas revisões do memorando sem dar cavaco a ninguém? Cavaco ficou em silêncio.
  
Cavaco não tem qualquer autoridade moral para propor soluções de salvação nacional, o que Cavaco pretende salvar não é o país mas sim a sua pobre presidência. Cavaco apenas quer o apoio do PS para mais austeridade brutal, o que Cavaco quer é o voto favorável do PS a medidas inconstitucionais que muito dificilmente passarão no Tribunal Constitucional.
  
Cavaco não pretende qualquer mudança de políticas ou de governo, o que Cavaco pretende é o apoio do PS à política do seu governo.
  
Cavaco não tem autoridade moral, dele não se esperam soluções, ele é uma importante parte do problema. O que Cavaco fa é o mesmo que fez Passos e Portas. Passos tentou entalar Portas, Portas tentou entalar Passos e agora vem Cavaco tentar entalar Seguro. Passos, Portas e Cavaco são tês náufragos numa jangada e tentam a todo o custo que Seguro os salve, o mesmo Seguro que os três senhores da direita tentaram afogar.