sábado, outubro 25, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Tiffany Brown / Reuters]

«Las dobles de Palin. Varias participantes de un concurso de dobles de Sarah Palin se preparan tras bambalinas para desfilar en en un club de Las Vegas, EE. UU. Las concursantes tenían que desfilar en biquini y disfrazadas de la candidata republicana a la vicepresidencia estadounidense; el premio eran 10.000 dólares (casi 8.000 euros) y un viaje a Washington para asistir a la ceremonia de investidura de quien resulte elegido presidente.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Paulo Portas

Animado com os resultados das regionais dos Açores Paulo Portas decidiu antecipar as eleições directas para a liderança, surpreendendo qualquer oposição interna. Com as sondagens nacionais a mostrarem um CDS à beira da extinção Paulo Portas aproveita o resultado de umas eleições que representam pouco mais do que as autárquicas de uma cidade e onde as influências locais têm peso suficiente para fazer crescer um pequeno partido e assegura a sobrevivência agora que o PSD poderá crescer à custa dos votos do CDS.

REPATRIAR OS RESTOS MORTAIS DOS MILITARES PORTUGUESES

Não me faz confusão a existência de cemitérios de militares em África, da mesma forma que na Europa estão sepultados muitos milhares de americanos. Mas também é um facto que muitas famílias portuguesas gostariam de fazer um funeral dos seus entes queridos e que sofrem essa ausência porque nunca realizaram o luto dos seus familiares mortos na guerra de África.

Veja-se o que sucede quando um militar morre numa das operações em que as Forças Armadas estão envolvidas, recorre-se a todos os meios para repatriar os restos mortais, não se olhando a meios nem despesas para desta forma agradecer aos familiares dos que deram tudo em nome da política externa do país.

Se o custo de repatriar os militares portugueses mortos em África é de seis a oito milhões de euros como defendem os ex-combatentes não entende porque o razão o Governo não assume desde já esta tarefa.

A QUEDA DOS PREÇOS DAS 'COMMODITIES'

Desta vez os dinheiros dos especuladores não fugiram das bolsas de valores para as de mercadorias, as cotações das matérias-primas estão a cair acentuadamente face ao receio da recessão económica. Se estivesse em causa apenas o petróleo estaríamos perante uma boa notícia, mas a economia de muitos países depende da exportação de matérias-primas e esta queda de preços é uma péssima notícia para os países em desenvolvimento, depois do aumento do custo do crédito e das dificuldades em aceder-lhe as suas receitas estão a cair, reduzindo o seu rendimento e agravando as dificuldades dos seus estados.

Isto pode significar que alguns deves países poderão ter dificuldades em suportar o serviço da dívida e verão reduzida a sua capacidade de importação, duas más notícias também para os países desenvolvidos.

LISBOA VIRA COUVE

«Esta ideia do campo dentro da cidade esconde ainda um tremendo equívoco. O território físico já não é a medida por excelência do espaço de vida. O território actual é expansivo, global e virtual. Uma cidade, um país já não têm limites físicos, estendem-se muito para além das velhas fronteiras agora reduzidas a um mero risco nos mapas de papel. Ribeiro Teles e Sá Fernandes ainda não perceberam que Lisboa já tem muitas hortas. Ficam na Beira Litoral, no Norte do país, em Espanha, na América Latina, no Médio-Oriente. São geridas por profissionais e de grande extensão e intensidade. É daí que nos chegam os produtos alimentares que constituem as reservas da cidade. Pretender fazer coincidir a produção agrícola com o local de consumo é regredir no tempo e nos conceitos. O mundo urbano já absorveu o mundo rural, já o integrou num novo urbanismo do tamanho do planeta, onde nuns locais temos edifícios e enorme concentração de pessoas e noutros vacas a pastar, alfaces a crescer e fábricas agrícolas a colher, embalar e expedir para toda a parte.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Leonel Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUE PODEREMOS FAZER POR NÓS PRÓPRIOS

«Esta democracia é o que é: um facto lamentável. Os grupos parlamentares, supostamente representantes de todos nós, cada cor seu paladar, obedecem às estratégias das direcções dos partidos, e a consciência da ética republicana, que devia gerir os actos e imperar sobre as conveniências, está quase totalmente aniquilada. Na terça-feira última, José Vítor Malheiros escreveu, no "Público", um notável artigo, "Disciplina de voto, arma de destruição maciça da democracia", no qual põe em causa a natureza peculiar dessa "obediência." É um texto que deveria ser leitura obrigatória dos deputados. Diz: "Todos sabemos que os partidos são indispensáveis à democracia e ninguém – dentro do quadro da democracia – põe isso em causa. Mas os partidos são indispensáveis à democracia porque permitem a corporização das livres opiniões, das diversas correntes de opinião. Os partidos são organizações políticas que reúnem pessoas que professam a mesma doutrina e que visam conquistar e exercer o poder, mas numa democracia a sua existência justifica-se por permitirem reforçar a acção pública dessas pessoas que partilham uma doutrina, não por constituírem um meio de reprimir a acção individual de cada uma dessas pessoas ou de reduzir a variedade de opiniões em confronto na cidade."» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE CRISE

«O simultâneo abatimento dos principais responsáveis pelo impressionante surto de expansão económica da última década significa menores ritmos de crescimento futuro. Recordam-se os acontecimentos no Japão desde 1990, com o rebentamento da bolha imobiliária e a refundação do sistema bancário. Até 2007, os preços dos imóveis nipónicos caíram cerca de 60%. Em 1990, a sobrevalorização do mercado imobiliário nipónico atingia níveis próximos dos registados nos EUA em 2006. O mercado imobiliário americano, que vive os primeiros momentos de correcção, poderá não assistir a uma queda tão pronunciada, beneficiando de uma dinâmica populacional mais benigna. Por exemplo, no Reino Unido, a descida de preços imobiliários na década de 90 foi de 25%. Mas ensombra a estabilidade do sector financeiro, que persistirá, enquanto o mercado imobiliário continuar a fornecer incentivos ao incumprimento. Até agora nenhuma medida tomada para evitar o colapso financeiro foi destinada a inverter este fenómeno, que deixa os bancos no limbo. O consumo privado, que representa cerca de 71% do PIB americano (56% na EU), terá de encolher, reconstituindo-se poupança. Sobre os orçamentos das famílias americanas pesa ainda a subida dos preços e das taxas de juro. A pressão sobre o rendimento disponível das famílias também é visível na Europa e no resto do mundo. Embora as famílias europeias estejam menos endividadas, as empresas da UE estão mais endividadas e dependem mais de crédito bancário (cerca de 50% das suas responsabilidades é crédito bancário, contra 30% no caso dos EUA), numa envolvente de acentuadas restrições creditícias. O propulsor do crescimento europeu são as exportações. Efectivamente, o PIB europeu representa 16.1% do PIB mundial (21.3% nos EUA), mas as exportações europeias correspondem a 29.4% das exportações globais (9.6% no caso dos EUA). Olhando para o paradigma de consumo, para a dinâmica populacional e para a dependência das exportações, a Europa configura a possibilidade de um padrão de crescimento nos próximos tempos mais semelhante ao Japão que os EUA, onde a demografia, a mobilidade regional, a flexibilidade de mercados e investimento empresarial menor que o europeu conferem um crescimento potencial superior. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Cristina Casalinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FALAR E FALAR

«Manuela Ferreira Leite não percebe por que razão insistem em dizer que ela fala pouco, sobretudo quando Menezes foi corrido porque falava obviamente demais. Comentar as peripécias da pequena política, explica ela, não é com certeza o papel de um chefe de partido. Para isso, existe, por exemplo, o grupo parlamentar e alguma gente com capacidade e prestígio. O chefe do partido só deve falar sobre o que é essencial: sobre a situação financeira, sobre a economia, sobre o empobrecimento do país. Se estiver sempre em cena, numa polémica indiscriminada e obsessiva com o governo, ninguém a ouve. Esta ideia, que se inspira manifestamente no estilo de Cavaco (do Cavaco primeiro-ministro, do Cavaco "exilado" e do Cavaco Presidente), apesar de uma lógica superficial, não passa de um equívoco e não levará Ferreira Leite a parte nenhuma.

A reserva ajuda quem já está no poder, como Cavaco e Sócrates. Não cria poder (mesmo na nossa tradição salazarista). E o que falta a Ferreira Leite é precisamente poder. Por melhor que seja, uma lição sobre o Orçamento estabelece a competência técnica do "professor": não lhe ganha um voto. Os portugueses querem "mudança", como de resto costuma suceder em situações de crise crónica, e esperam do PSD um plano de mudança, geral, realista e, principalmente, inspirador. Manuela não conseguiu até agora inspirar ninguém. As pessoas não lhe negam seriedade, preparação e bom senso. Mas não se reconhecem nela, nem na argumentação esotérica de que ela nunca sai. A linguagem política é uma linguagem simbólica e Ferreira Leite ou a rejeita ou simplesmente não a sabe.

O caso de Santana ilustra esta incompreensão. Durante a campanha, Manuela prometeu não "excluir" nenhum militante. Há pouco tempo, a distrital de Lisboa resolveu propor a candidatura de Santana à câmara e pediu que ela autorizasse esse inconcebível exercício; e ela, fiel à sua palavra, autorizou. Não lhe ocorreu que "excluir" não significava promover ou permitir a promoção de um "inimigo" declarado. Não lhe ocorreu, essencialmente, que o beneplácito a Santana (embora menor e provisório) era um acto simbólico que a desautorizava a ela e comprometia os próprios princípios da sua presidência. Dividia o PSD? Quem não divide não manda: mandar é dividir. Manuela Ferreira Leite não "fala": nem por palavras, nem por actos. Não fala, pelo menos como chefe de partido e como política.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A DESBUNDA DA GEBALIS

«O MP considerou no despacho de acusação que a actuação dos arguidos, fazendo despesas "sumptuárias", "indevidas", "ilícitas" e "supérfluas", se revelou "particularmente relevante" tanto na "agravação [sic] da situação deficitária da empresa" como na "diminuição da capacidade da mesma para responder às necessidades da comunidade que tem como atribuição servir". Francisco Ribeiro, Clara Costa e Mário Peças "bem sabiam que necessariamente dos gastos que realizavam (...) decorreria um prejuízo particularmente relevante para a empresa e um agravamento do respectivo passivo, como efectivamente aconteceu", lê-se ainda no despacho.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há gente sem nenhuma vergonha na cara.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana Lopes com que critérios escolheu esta gente.»

GENECOLOGISTAS DEVEM TRABALHAR ACOMPANHADOS

«A Ordem dos Médicos (OM) recomenda a todos os clínicos a presença de outros profissionais de saúde durante a realização de exames. Esta norma de 2005 com carácter obrigatório, segundo o bastonário da OM, Pedro Nunes, "não é aplicada porque o serviço público não cumpre as regras". A medida serve para evitar situações de abuso ou assédio sexual, tal como aconteceu com um ginecologista de Faro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à OM que proponha a gravação das consultas, o problema depois é saber quem guarda as gravações.»

RESTOS MORTAIS DE MILITARES SÃO USADOS PARA MAGIA NEGRA EM ÁFRICA

«Entre seis a oito milhões de euros é quanto custará a trasladação dos restos mortais de 3026 ex-combatentes que permanecem em cemitérios de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau desde a Guerra Colonial, alguns dos quais são alvo de práticas de magia negra e outro tipo de abusos, denunciou ontem o Movimento Cívico de Antigos Combatentes.

"Em cima de um cemitério na Guiné foram construídas casas e num outro, em Angola, realizam-se sessões de magia negra. Há campas que estão a ser vandalizadas, retirando ossadas de militares portugueses para venderem como troféus na feira. É algo inacreditável", afirmou ontem ao DN José Nascimento Rodrigues, daquele movimento que defende o repatriamento » [Diário de Notícias]

Parecer:

A despesa não é assim tão grande.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a repatriação dos restos mortais dos militares portugueses.»

PREÇO DAS 'COMMODITIES" ESTÁ EM QUEDA LIVRE

«O preço das "commodities" está em queda livre. O petróleo está perto de registar a quarta semana consecutiva de quedas, e já negoceia abaixo dos 63 dólares no mercado londrino. O ouro, o cobre e o chumbo estão a registar as maiores quedas das últimas duas décadas, devido ao agravamento da situação económica mundial, e consequente quebra da procura de matérias-primas. O índice S&P GSCI, que reúne 24 matérias-primas, já perdeu mais de 11% na última semana, devido às fortes quedas do preço do petróleo, do ouro, do cobre e do chumbo. O preço do petróleo está perto de registar a quarta semana consecutiva de quedas, apesar da OPEP ter anunciado, hoje, um corte da produção de 1,5 milhões de barris por dia.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Aparentemente favorável à recuperação económica esta queda de preços das matérias-primas pode ter efeitos perversos, designadamente para os países mais pobres cujas exportações dependem destes produtos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela estabilização dos preços.»

O FILME "KIDS" FOI EXIBIDO NUMA AULA DE RELIGIÃO E MORAL

«A exibição de um filme com conteúdos sexuais numa aula de Religião e Moral levou os pais de um aluno da escola Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, a anular a inscrição na disciplina e a fazer uma participação à Direcção Regional de Educação do Centro. Veja um excerto (contém linguagem potencialmente chocante).

O caso ocorreu há cerca de duas semanas numa turma do nono ano estabelecimento de ensino e culminou numa participação do sucedido à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) por parte dos pais de um dos dois alunos da disciplina que contestaram a conduta do docente.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O professor deveria ter respeitado a idade mínima estabelecida para o filme.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desvalorize-se o incidente e pergunte-se ao professor que não quer ministrar outra disciplina.»

MAIS UMA MANIF

«A Frente Comum dos sindicatos da Administração Pública vai realizar uma manifestação nacional a 21 de Novembro, contra os aumentos salariais de 2,9% propostos pelo Governo para 2009.

Segundo a dirigente sindical Ana Avoila, a Frente Comum "não aceita os argumentos do Governo" para insistir no aumento de 2,9% nos salários tendo por base uma previsão de inflação de 2,5%. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Trata-se de mais uma encenação de Jerónimo de Sousa, mesmo que Sócrates tivesse prometido um aumento de 10% o líder do PCP descobriria um qualquer motivo para manter a sua agenda política oportunista, feita à custa dos funcionários públicos, nem que fosse o excesso de burocracia, como está a suceder com os professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se a manif para verificar se os manifestantes são funcionários públicos ou os habituais figurinos do PCP.»

A FLATULÊNCIA AJUDA A BAIXAR A TENSÃO ARTERIAL

«La hipertensión se puede prevenir gracias a los malos olores que se deprenden en el momento de tirarse pedos. Lo dice un estudio publicado en LiveScience.com que revela cómo el cuerpo humano puede controlar su presión sanguínea gracias a una ventosidad.

Al parecer, los investigadores han trabajado con ratones y han descubierto que, cuando el animal expulsa gases, las células que rodean los vasos sanguíneos mantienen la presión de la sangre en un nivel muy bajo.» [20 Minutos]

A CULPA É DO JET-LAG

«Bostezo mundial. Cansancio de algunos de los asistentes a la VII Cumbre Asia-Europa (ASEM) celebrada en el Gran Palacio del Pueblo en Pekín. Son el primer ministro italiano, Silvio Berlusconi; el presidente de Gobierno español, José Luis Rodríguez Zapate; la canciller alemana, Angela Merkel; el primer ministro japonés, Taro Aso; el primer ministro polaco, Donald Tusk; su homólogo irlandés; Brian Cowen; el canciller austríaco, Alfred Gusenbauer, y el primer ministro de Eslovenia, Danilo Turk. Entre los temas que se tratarán está la crisis financiera global.» [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Planetas Politik " e o "Macroscópio" gostaram de ver Obama e McCain Dançar.
  2. O "Barreiro Velho" meteu O Jumento na lista dos contra.
  3. Mais um Dardo, desta vez do "Direito de Opinião". Por este andar fico com mais chagas do que o Pedro Santana Lopes.
  4. O "Cartoonices" queixa-se de um elevado número de visitas vindas deste palheiro. Ainda bem é para isso que serve a lista de links, para promover a blogosfera.

A SARAH PALIN DE OUTROS TEMPOS [The New York Times]

SPACE SHUTTLE ENDEAVOUR [Flickr]

DIMITRIY SARNIKOV

SPORTINGUISTA?

À VENDA NA INTERNET [Link]

SEMOS: PHOTOSHOP LESSONS