terça-feira, outubro 07, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Escaparate na Graça, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Mark / EFE]

«Reciclando los deshechos de millones de chinos. Trabajos en un vertedero en Shenyang, al noreste de China. La mayoría de los desechos de plástico son reciclados y usados en las industrias textiles y mobiliarias.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Se a intenção de Cavaco Silva era apoiar este ou qualquer outro governo com a sua experiência na economia não terá melhor oportunidade do que a situação de crise que estamos a viver. Mas esse apoio não se pode limitar a choradinhos inúteis ou a chamar a atenção dos políticos para aquilo que é evidente, que estamos a viver uma crise grave.

O pior que pode suceder ao país é que o Presidente da República se aproveite da crise económica para juntar a esta uma crise política. Já que ajude então que evite intervenções que nada dizem.

O GOLPE BAIXO DO PCP SOBRE O BE

O PCP odeia todos os partidos que lhe disputem votos à esquerda, isso é verdade tanto para o PS como para o BE, para Jerónimo de Sousa ele é a verdade e todos os que disputem o espaço político que julga ser o seu estão a mais. A meio de uma luta sem quartel com o BE a disputar-lhe a liderança da extrema-esquerda, Jerónimo de Sousa surpreende com uma abertura a entendimentos com o BE, só que nem os concretiza nem abre a porta a qualquer forma de aliança.

Jerónimo de Sousa, que já não esconde o incómodo que lhe provoca o BE, não pode mandar o BE para reeducação na Sibéria, portanto, resolveu dar um golpe baixo que apenas visam reduzir a importância do BE. Ao decidir que o BE é de esquerda e que pode ser aceitável um entendimento com este partido Jerónimo de Sousa coloca-se no papel de ser ele a decidir como se a sua hegemonia eleitoral na extrema-esquerda justificasse tal destaque.

Enfim, quem torto nasce tarde ou nunca se endireita.

GOVERNO GARANTE DEPÓSITOS

E quem vai pagar?

CASAMENTO 'GAY' E IMPÉRIO GALÁCTICO

«O enredo baseia-se num silêncio ensurdecedor. Todos os participantes no debate fingem ignorar um facto central, que traz o picante ao drama. A grande maioria da população considera a homossexualidade uma depravação, um acto intrinsecamente desordenado e contrário à natureza. Não se trata de um preconceito, mas de uma opinião válida e legítima a ponderar. E não deve ser confundida com homofobia, que é agressão ou discriminação de pessoas. É possível discordar fortemente da orientação de alguém, tratando-o com respeito e consideração. É isso a democracia e é assim que somos chamados a lidar com fumadores, racistas, poluidores.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um momento de sinceridade de João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Atire-se para o caixote do lixo, ainda assim tem melhor destino pois pode ser reciclado, algo impossível para as obras queimadas pelo Santo Ofício.»

MET ADMITE INTEGRAR GOVERNO

«O Movimento Esperança Portugal (MEP) afirmou-se ontem disponível para integrar um governo, no futuro. O partido liderado por Rui Marques, que este fim-de-semana reuniu pela primeira vez em congresso, estabeleceu como objectivo eleger "dois a quatro deputados" em 2009.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não são nada convencidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Presunção e água benta cada um toma a que quer.»

"GRANDE" MANIF DE PROFESSORES

«Cerca de 60 professores, avisados por 'sms' ou através de blogues na Internet, estiveram ontem à tarde no Marquês de Pombal, em Lisboa, num dos vários protestos espontâneos - sem intervenção dos sindicatos - que assinalaram o Dia Mundial destes profissionais. O novo modelo de avaliação, que está a ser aplicado de forma generalizada nas escolas, foi o tema preferencial dos protestos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

60?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

O QUE QUER O PCP DO BE

«"O Bloco de Esquerda, sob a capa de uma nebulosa indefinição do seu posicionamento ideológico e de classe, caracteriza-se fundamentalmente pelo seu carácter social-democratizante, disfarçado por um verbalismo e radicalismo esquerdizante, herdado das forças que lhe estiveram na origem, e por uma atitude determinada em muitos casos pelo anticomunismo." É com este partido, assim caracterizado pelos comunistas no projecto de teses para o congresso de Novembro, recentemente tornado público, que o secretário-geral do PCP, Jerónimo assumiu querer construir uma "convergência".

Se Jerónimo, logo na sexta-feira, afirmou que não havia "logotipo, nem modelo, nem desenho rígido", ontem, numa sessão com militantes na Baixa da Banheira, resolveu dissipar qualquer dúvida que tivesse sobrado. Não haverá frente de esquerda nas próximas eleições: "Porque tem havido alguma confusão (...) estaremos de acordo de que a nossa coligação é a CDU e é com ela que iremos concorrer nas próximas eleições." O que, afinal, Jerónimo queria dizer quando falou de "convergência" não tinha a ver com eleições. "A convergência que nós referimos vai-se fazendo na luta concreta contra estas políticas ao serviço do grande capital", disse ontem. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que não quer nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para se confirmar.»

ACP DIZ QUE HÁ INDÍCIOS DE CONCERTAÇÃO NOS COMBUSTÍVEIS

«O Automóvel Clube de Portugal (ACP) considerou esta segunda-feira que há indícios “claros” de concertação no mercado dos combustíveis ibérico e devem suscitar a intervenção da Comissão Europeia.

“Tudo sugere uma concertação ao nível das petrolíferas, mas também ao nível das bombas de gasolina. Estes indícios devem ser analisados pela Comissão Europeia”, defendeu o presidente do ACP, Carlos Barbosa.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Sóa a Autoridade da Concorrência é que não vê.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se à Comissão que investigue.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Pátio das Conversas" sugere a leitura do requerimento a Jerónimo de Sousa.
  2. O "Voo das palavras" cita um comentário a propósito do "Magalhães".

MONTEIRO 2009

Manuel Monteiro decidiu apostar numa eleição pelo distrito de Braga e parece que está a irritar muita gente, só que não é a direita a estar incomodada com a sua presença por aquelas bandas, é o BE e o PCP. Convencidos de que são proprietários de operários e assalariados rurais não estão a gostar nada que Manuel Monteiro em vez de ir para a porta das igrejas apareça a disputar o que consideram o seu quintal e aparece à porta das fábricas. Ainda por cima aparece em fábricas onde os trabalhadores vão para o desemprego e são usados pela CGTP para lhe dar presença mediática e, como se isso fosse pouco, ainda são obrigados a descontar uma parte do que vão receber sob a forma de dízimo sindical.

FORAM ATRIBUÍDOS OS PRÉMIOS IG NOBEL [Link]

Dois exemplos:

«BIOLOGY PRIZE. Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert, and Michel Franc of Ecole Nationale Veterinaire de Toulouse, France for discovering that the fleas that live on a dog can jump higher than the fleas that live on a cat.REFERENCE: "A Comparison of Jump Performances of the Dog Flea, Ctenocephalides canis (Curtis, 1826) and the Cat Flea, Ctenocephalides felis felis (Bouche, 1835)," M.C. Cadiergues, C. Joubert, and M. Franc, Veterinary Parasitology, vol. 92, no. 3, October 1, 2000, pp. 239-41.»

«CHEMISTRY PRIZE. Sharee A. Umpierre of the University of Puerto Rico, Joseph A. Hill of The Fertility Centers of New England (USA), Deborah J. Anderson of Boston University School of Medicine and Harvard Medical School (USA), for discovering that Coca-Cola is an effective spermicide, and to Chuang-Ye Hong of Taipei Medical University (Taiwan), C.C. Shieh, P. Wu, and B.N. Chiang (all of Taiwan) for discovering that it is not.REFERENCE: "Effect of 'Coke' on Sperm Motility," Sharee A. Umpierre, Joseph A. Hill, and Deborah J. Anderson, New England Journal of Medicine, 1985, vol. 313, no. 21, p. 1351.»

COMBOIOS RUSSOS [Link]

PAVEL BIRYUKOV

CÃO DE SEM ABRIGO

PONTO DE FUGA