segunda-feira, outubro 20, 2008

Eleições nos Açores


É evidente que os açorianos não votaram apensar que estavam a eleger o primeiro-ministro e, portanto, os resultados das eleições regionais não podem ter uma leitura nacional. Mas daí a concluir que o contexto nacional não tem qualquer influência nos Açores é abusivo, se assim fosse Manuela Ferreira Leite, como todos os outros líderes partidários, não se teria empenhado pessoalmente na campanha. Vir agora dizer que não tira conclusões nacionais porque também teria de o fazer em relação às eleições regionais da Madeira é esquecer que o PSD-M fez dessas eleições um referendo à política de Sócrates e que se saiba ninguém do PSD nacional questionou essa posição.

A verdade é que as eleições regionais dos Açores foram a primeira derrota do PSD desde que este partido é liderado por Manuela Ferreira Leite. A líder do PSD até foi à Região Autónoma antecipar aquela que seria a posição de Cavaco Silva sobre o projecto de estatuto. Manuela Ferreira Leite apostou e perdeu, terão sido muito poucos os açorianos que decidiram votar no PSD influenciados pela nova liderança. Se os açorianos acreditassem que Manuela Ferreira Leite seria a próxima primeira-ministra teriam votado exactamente da mesma forma?

Aliás, Jerónimo de Sousa, que está numa posição mais cómoda do que Manuela Ferreira Leite, não deixou de fazer uma leitura nacional dos resultados eleitorais, ainda que limitada ao nível da abstenção. Aqui a hipocrisia foi mais longe, o comunicado de Jerónimo de Sousa nega qualquer conclusão nacional para o resultado do PS e recorda que este partido recusou-se a tirar conclusões nacionais em relação às eleições na Madeira. Mas se o resultado dos que não votaram não deve ter uma leitura nacional, o resultado das abstenções já deve ter essa leitura pois o elevado nível da abstenção, “o aumento da abstenção, constituindo a mais alta taxa de abstenção alguma vez registada em eleições regionais, não pode deixar de ser lido como um sinal do crescente descontentamento que a política dos governos do PS da República e da Região Autónoma”.

O que Jerónimo de Sousa se esqueceu de explicar cientificamente foi a razão porque o BE é maior do que o PCP nos Açores, isto no pressuposto de que o PCP e a CDU são a mesma coisa, algo que o PCP não gosta de assumir.

É evidente que o resultado das regionais dos Açores não podem ter uma leitura nacional, da mesma forma que é evidente que foi a primeira derrota eleitoral do PSD. A verdade é que o PSD foi a votos e perdeu, da mesma forma que o BE derrotou Jerónimo de Sousa.